Horta pequena (até 50m²)



5 anos
menor do que 50m2
3
Ciências Naturais
20
0
Sim
Contribuem com resíduos orgânicos para a compostagem
Os alunos envolvem-se com o meio, adquirem gosto pelo trabalho com as plantas, compreendem a necessidade de corrigir o solo, de poupar água, a importância do trabalho em equipa.
A repartição das tarefas é organizada pelos docentes envolvidos no clube "Vamos à Horta" com tarefas semanais.
Os alunos são responsáveis pela limpeza e preparação do solo (cavar, regar, manutenção dos compostores). Na fertilização do solo é usado o estrume de cavalo solicitado à cavalariça da GNR (Ajuda) e com recurso ao substrato obtido através da compostagem.
Sim
A escola possui compostores tendo obtido mais alguns através de uma campanha da Câmara Municipal de Lisboa. Na compostagem usa matéria orgânica que os alunos, docentes e uma vizinha da escola trazem.
Alface - beterraba - cebola; batata - rabanete
Sim
Estamos na fase inicial de implementação de um sistema de recolha de água da chuva (insuficiente este ano). A rega é maioritariamente com recurso a uma mangueira ligada à rede de distribuição de água da escola.
Sim, tem sido necessário fazer a monitorização e controle das colónias de formigas com recurso a mézinhas naturais.
Sim
Piolho nas faveiras, como apenas apareceram no final da colheita não foi preciso combater.
Não
As aulas na horta permitem a exploração de conteúdos programáticos na prática: correção de solo, proteção da biodiversidade, importância das plantas e agentes polinizadores entre outros.