Escola Básica Francisco de Arruda
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
menor do que 50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
0
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Contribuem com resíduos orgânicos para a compostagem
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos envolvem-se com o meio, adquirem gosto pelo trabalho com as plantas, compreendem a necessidade de corrigir o solo, de poupar água, a importância do trabalho em equipa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A repartição das tarefas é organizada pelos docentes envolvidos no clube "Vamos à Horta" com tarefas semanais.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos são responsáveis pela limpeza e preparação do solo (cavar, regar, manutenção dos compostores). Na fertilização do solo é usado o estrume de cavalo solicitado à cavalariça da GNR (Ajuda) e com recurso ao substrato obtido através da compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A escola possui compostores tendo obtido mais alguns através de uma campanha da Câmara Municipal de Lisboa. Na compostagem usa matéria orgânica que os alunos, docentes e uma vizinha da escola trazem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface - beterraba - cebola; batata - rabanete
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Estamos na fase inicial de implementação de um sistema de recolha de água da chuva (insuficiente este ano). A rega é maioritariamente com recurso a uma mangueira ligada à rede de distribuição de água da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, tem sido necessário fazer a monitorização e controle das colónias de formigas com recurso a mézinhas naturais.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Piolho nas faveiras, como apenas apareceram no final da colheita não foi preciso combater.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
As aulas na horta permitem a exploração de conteúdos programáticos na prática: correção de solo, proteção da biodiversidade, importância das plantas e agentes polinizadores entre outros.