Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde março deste ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
25 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciência Naturais ; Formação Cívica; DT - al
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Estiveram presentes a convite da Prof. Lídia Almeida, responsável da horta, nas duas formações dadas na nossa escola pela Loja AKI colombo - projeto " A loja vai À horta".
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Ainda será prematuro falar de impacto. A turma envolvida diretamente é o 6º 3ª; outras duas turmas (6º 6ª e 6º 7ª) participaram numa formação com a loja AKI colombo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Com a prof Lídia Almeida nas horas das disciplinas e em outras que combina com alguns alunos da turma.
7. Como é feita a preparação do solo?
A equipa da loja AkI trouxe terra e comporto orgânico para colocar nos canteiros.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantas aromáticas; feijoeiro; alfaces e tomate.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos organizados por grupos com a super visão da Professora Lídia Almeida.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Ainda não foi feita
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Outra
Outra, qual?
Formação da Loja AKI COLMBO (duas vezes): 1- Criar e manter uma horta urbana ; 2 - Protecção contra pragas- soluções biológicas
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A formação da loja AKI COLOMBO teve duas sessões na escola e terá outra em loja, em junho.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
A feira da escola realizou-se no dia ECO ESCOLAS, 21 maio, onde os alunos envolvidos no projeto venderam pequenos vasos com plantas aromáticas.