Escola EB/JI Oliveira de Santa Maria
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há dois anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
< 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
(Pré-escolar) Área do conhecimento do mundo; (1.º Ciclo) Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
85
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias contribuíram com algumas sementes e plantas.
Houve encarregados de educação a contribuir com pneus e "bidons" cortados para colocação da horta e embelezamento dos espaços exteriores.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta contribuiu para o embelezamento dos espaços, para aprendizagem dos alunos.
Os alunos tiveram que identificar as diferentes sementes e plantas e foram responsabilizados pela sua manutenção, com a ajuda dos professores, educadora e assistentes operacionais.
As alfaces foram colhidas pelos alunos e elaborada a salada para acompanhar uma refeição na escola.
Acompanharam o crescimento das diferentes sementes/plantas.
Cada aluno levou algumas ervilhas para casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
De modo rotativo, as turmas responsabilizaram-se pela sua manutenção e acompanhamento (rega, limpeza...).
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos, no início do ano, mondaram a terra existente na escola e acrescentaram à mesma mais substrato natural.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, cebolinho, morangos, tomateiro, ervilhas, salsa, alecrim e laranjeiras (transplantadas das sementeiras do ano transato).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Existe um bidon para armazenamento da água da chuva, que é utilizada para a rega da hora e árvores da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Durante a monitorização da horta e sementeiras verificava-se, apenas através da observação, a existência ou não de pragas ou doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Experiências da germinação
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
"Confecção de sopas e outros pratos: Uma Salada de alface"
N.º de vezes realizada ao longo do ano: 1 vez no ano;
N.º de pessoas envolvidas: 1 turma
Tipo de participação dos alunos: os alunos colheram, selecionaram, lavaram e confecionaram uma salada de alface;
Impacto na comunidade e outros aspetos relevantes: os alunos gostaram da atividade e de saborear algo produzido por eles; os pais mostraram bastante satisfação por este tipo de atividades.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
"Aulas na horta"
N.º de vezes realizada ao longo do ano: Pelo menos uma vez por turma ao longo do ano;
N.º de pessoas envolvidas: Todas as turmas do pré escolar e 1.º ciclo.
Tipo de participação dos alunos: Construiram e acompanharam o desenvolvimento da horta.
Impacto na comunidade e outros aspetos relevantes: os alunos gostaram de realizar esta atividade ao ar livre,do contacto com a natureza e da observação direta do seu desenvolvimento.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
"Experiências da germinação"
N.º de vezes realizada ao longo do ano: 1 vez
N.º de pessoas envolvidas: 1 turma
Tipo de participação dos alunos: cada aluno fez a experiência num fraquinho e responsabilizou-se para controlar as condições ambientais necessárias para a germinação da semente e crescimento da planta.
Impacto na comunidade e outros aspetos relevantes: Contribuição para a horta da nossa escola; observação real do crescimento de uma planta e responsabilização pelo meio ambiente.