Horta pequena (até 50m²)



Há dois anos.
< 50 m2
4
(Pré-escolar) Área do conhecimento do mundo; (1.º Ciclo) Estudo do Meio
85
3
Sim
As famílias contribuíram com algumas sementes e plantas.
Houve encarregados de educação a contribuir com pneus e "bidons" cortados para colocação da horta e embelezamento dos espaços exteriores.
A horta contribuiu para o embelezamento dos espaços, para aprendizagem dos alunos.
Os alunos tiveram que identificar as diferentes sementes e plantas e foram responsabilizados pela sua manutenção, com a ajuda dos professores, educadora e assistentes operacionais.
As alfaces foram colhidas pelos alunos e elaborada a salada para acompanhar uma refeição na escola.
Acompanharam o crescimento das diferentes sementes/plantas.
Cada aluno levou algumas ervilhas para casa.
De modo rotativo, as turmas responsabilizaram-se pela sua manutenção e acompanhamento (rega, limpeza...).
Os alunos, no início do ano, mondaram a terra existente na escola e acrescentaram à mesma mais substrato natural.
Não
Alfaces, cebolinho, morangos, tomateiro, ervilhas, salsa, alecrim e laranjeiras (transplantadas das sementeiras do ano transato).
Sim
Existe um bidon para armazenamento da água da chuva, que é utilizada para a rega da hora e árvores da escola.
Durante a monitorização da horta e sementeiras verificava-se, apenas através da observação, a existência ou não de pragas ou doenças.
Não
Não
Experiências da germinação
"Confecção de sopas e outros pratos: Uma Salada de alface"
N.º de vezes realizada ao longo do ano: 1 vez no ano;
N.º de pessoas envolvidas: 1 turma
Tipo de participação dos alunos: os alunos colheram, selecionaram, lavaram e confecionaram uma salada de alface;
Impacto na comunidade e outros aspetos relevantes: os alunos gostaram da atividade e de saborear algo produzido por eles; os pais mostraram bastante satisfação por este tipo de atividades.
"Aulas na horta"
N.º de vezes realizada ao longo do ano: Pelo menos uma vez por turma ao longo do ano;
N.º de pessoas envolvidas: Todas as turmas do pré escolar e 1.º ciclo.
Tipo de participação dos alunos: Construiram e acompanharam o desenvolvimento da horta.
Impacto na comunidade e outros aspetos relevantes: os alunos gostaram de realizar esta atividade ao ar livre,do contacto com a natureza e da observação direta do seu desenvolvimento.
"Experiências da germinação"
N.º de vezes realizada ao longo do ano: 1 vez
N.º de pessoas envolvidas: 1 turma
Tipo de participação dos alunos: cada aluno fez a experiência num fraquinho e responsabilizou-se para controlar as condições ambientais necessárias para a germinação da semente e crescimento da planta.
Impacto na comunidade e outros aspetos relevantes: Contribuição para a horta da nossa escola; observação real do crescimento de uma planta e responsabilização pelo meio ambiente.