Escola Básica de Ruivães
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde fevereiro 2019.
2. Área aproximada da horta (m²)
40 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio / Conhecimento do mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos
104
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Inicialmente semanal. Atualmente mensal.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Envolver as famílias, essencialmente os avós, tendo em conta a sua experiência, combatendo o isolamento dos idosos e promovendo a interação geracional.
Aumentar o gosto por uma alimentação mais saudável e aumentar o conhecimento do processo de produção dos alimentos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Através de reuniões e encontros periódicos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Através de técnicas manuais e tradicionais.
A fertilização do solo, inicialmente foi feita com fertilizantes naturais trazidos pelas famílias.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Ainda não porque aguardamos o compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, tomate, alho francês, rabanetes, couve galega, cenoura, ervas aromáticas, morangos e flores.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como a nossa horta ainda é muito recente, a rega é feita duas vezes ao dia (manhã e noite), utilizando a água da chuva recolhida e a água canalizada.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Ainda não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Feira na comunidade
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Feira da escola - uma vez; toda a comunidade escolar; os alunos colheram e colocaram à venda; todos os produtos foram vendidos.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Feira da comunidade (Mostra Comunitária) - uma vez; Associação de Pais e Famílias; os alunos participaram com trabalhos e apresentação musical; divulgação de boas práticas relacionadas com a melhoria dos hábitos alimentares.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Confeção de saladas - uma vez por semana; assistentes operacionais; os alunos alimentaram-se na cantina da escola com produtos da horta; os alunos experimentaram o gosto, pela primeira vez, o gosto de alimentos biológicos.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A Horta tem vindo a promover experiências muito significativas quer para os nossos alunos quer para as famílias.