Escola Básica de Ruivães

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde fevereiro 2019.

2. Área aproximada da horta (m²)

40 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio / Conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Inicialmente semanal. Atualmente mensal.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Envolver as famílias, essencialmente os avós, tendo em conta a sua experiência, combatendo o isolamento dos idosos e promovendo a interação geracional.
Aumentar o gosto por uma alimentação mais saudável e aumentar o conhecimento do processo de produção dos alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de reuniões e encontros periódicos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Através de técnicas manuais e tradicionais.
A fertilização do solo, inicialmente foi feita com fertilizantes naturais trazidos pelas famílias.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ainda não porque aguardamos o compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomate, alho francês, rabanetes, couve galega, cenoura, ervas aromáticas, morangos e flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como a nossa horta ainda é muito recente, a rega é feita duas vezes ao dia (manhã e noite), utilizando a água da chuva recolhida e a água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feira da escola - uma vez; toda a comunidade escolar; os alunos colheram e colocaram à venda; todos os produtos foram vendidos.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Feira da comunidade (Mostra Comunitária) - uma vez; Associação de Pais e Famílias; os alunos participaram com trabalhos e apresentação musical; divulgação de boas práticas relacionadas com a melhoria dos hábitos alimentares.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Confeção de saladas - uma vez por semana; assistentes operacionais; os alunos alimentaram-se na cantina da escola com produtos da horta; os alunos experimentaram o gosto, pela primeira vez, o gosto de alimentos biológicos.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A Horta tem vindo a promover experiências muito significativas quer para os nossos alunos quer para as famílias.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Ruivães

Professor coordenador da horta: Cristina Maria Azevedo Gomes Correia Machado