Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
no total aproximadamente 12 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Matemática, estudo do meio e português
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
No início da preparação do terreno, na colocação de adubos naturais e nas sementeiras.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos manifestam gosto na manutenção da horta, na observação do crescimento das culturas e demonstram orgulho na obtenção dos produtos cultivados por eles. Apresentam vontade de colaborar na horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está em dois locais distintos. No local nº1 as crianças do pré escolar são divididos em grupos e de duas em duas semanas fazem a rega e manutenção das culturas. No local nº2 as crianças são levadas em grupo e com a ajuda das educadoras e auxiliares, as mesmas regam e arrancam algumas ervas. Estas crianças têm idades compreendidas dos 1 aos 3 anos.
7. Como é feita a preparação do solo?
É pedida a colaboração dos encarregados de educação para a preparação do solo com fertilizantes naturais oriundos das quintas de alguns deles.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cebola, nabo, abóbora, feijão verde, tomate, pimenta, espinafres, batata, batata doce, milho, alface, acelga, couve, beterraba, morango, maracujaleiro, bananeiras e ervas aromáticas (salsa, hortelã, alecrim, e erva príncipe).
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita dia sim dia não, pela manhã.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As crianças fazem observação dos insetos com recurso à lupa.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
No final de junho, o que for colhido será dividido pelos alunos e cada um irá levar a sua parte para casa.