Horta pequena (até 50m²)



Todos os anos temos feito pequenas sementeiras e plantações.
2,304mª
2
Conhecimento do Mundo
40
3
Sim
Um pai que tem uma "farmácia agrícola" e um outro que é seu funcionário, participaram na aquisição de sementes e em alguma orientação que nos deram, quando ao desenvolvimento das plantas.
A comunidade, e especialmente os pais, vêm o interesse que o cuidado da horta desperta nas suas crianças. Estas, têm apreciado o fruto do seu trabalho (comparam a rapidez com que cresceram as alfaces com o terreno que parece vazio, onde estão semeadas as cenouras), relacionam com a sua alimentação, com o seu próprio crescimento e dos outros meninos, pensam nos fatores de crescimento (sol, chuva, temperatura). A Junta de Freguesia contribuiu, decisivamente, para o êxito do projeto e para a resolução de impasses.
Existem responsáveis semanais, por tirar as ervas daninhas, regar, registar o crescimento das plantas e colhe-las.
A Junta de Freguesia colocou a terra, já preparada, nas floreiras. Quando se iniciou a horta, juntou-se terra de flores e revolveu-se a que já lá estava.
Não
Semeámos e plantámos alface, cebola, tomate, coentros, salsa, cenouras, courgettes.
Sim
Os responsáveis semanais da tarefa de regar verificam, periodicamente, a necessidade de regar, bem como a quantidade, segundo a humidade e a secura da terra.
Ainda não surgiram pragas nem doenças, mas temos alertado as crianças para essa possibilidade e para as formas de as identificar.
Não
Não
Na Semana da Alimentação, confecionámos uma sopa de espinafres, com todos os ingredientes necessários, que fomos comprar ao mercado local; os pais deram 0.50 euros por criança; a comunidade e os vendedores apreciaram muito o envolvimento dos seus meninos, em ações do dia a dia, que os sensibilizam para a importância da alimentação saudável.
No Dia da Árvore e da Floresta, depois de um passeio pelo campo, para ver a Primavera chegar, fomos à loja de produtos agrícolas, escolher sementes e plantas para a horta do Jardim. A terra já tinha sido colocada, há algum tempo, pela Junta de Freguesia, nas duas grandes floreiras, pelo que, já estava seca, também pela falta de chuva. Houve que juntar terra adequada e revolver, um pouco, a terra que já lá estava. No início do ano, após o 1º Conselho Eco Escola, a Junta havia colocado terra com leca, para respirar melhorar, já que, as floreiras são de madeira. Relembramos que não temos espaço com piso permeável, no Jardim de Infância. Dispusemos as plantas e sementes, segundo uma ordem que definimos previamente. Desde esse início, os responsáveis semanais têm acompanhado o desenvolvimento das plantas cuidando, regando e retirando as ervas. Agora que algumas já atingiram o seu máximo desenvolvimento, estamos a pensar o que vamos fazer.