Jardim de Infância de Manique de Intendente
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Todos os anos temos feito pequenas sementeiras e plantações.
2. Área aproximada da horta (m²)
2,304mª
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do Mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Um pai que tem uma "farmácia agrícola" e um outro que é seu funcionário, participaram na aquisição de sementes e em alguma orientação que nos deram, quando ao desenvolvimento das plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A comunidade, e especialmente os pais, vêm o interesse que o cuidado da horta desperta nas suas crianças. Estas, têm apreciado o fruto do seu trabalho (comparam a rapidez com que cresceram as alfaces com o terreno que parece vazio, onde estão semeadas as cenouras), relacionam com a sua alimentação, com o seu próprio crescimento e dos outros meninos, pensam nos fatores de crescimento (sol, chuva, temperatura). A Junta de Freguesia contribuiu, decisivamente, para o êxito do projeto e para a resolução de impasses.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existem responsáveis semanais, por tirar as ervas daninhas, regar, registar o crescimento das plantas e colhe-las.
7. Como é feita a preparação do solo?
A Junta de Freguesia colocou a terra, já preparada, nas floreiras. Quando se iniciou a horta, juntou-se terra de flores e revolveu-se a que já lá estava.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Semeámos e plantámos alface, cebola, tomate, coentros, salsa, cenouras, courgettes.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os responsáveis semanais da tarefa de regar verificam, periodicamente, a necessidade de regar, bem como a quantidade, segundo a humidade e a secura da terra.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Ainda não surgiram pragas nem doenças, mas temos alertado as crianças para essa possibilidade e para as formas de as identificar.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Na Semana da Alimentação, confecionámos uma sopa de espinafres, com todos os ingredientes necessários, que fomos comprar ao mercado local; os pais deram 0.50 euros por criança; a comunidade e os vendedores apreciaram muito o envolvimento dos seus meninos, em ações do dia a dia, que os sensibilizam para a importância da alimentação saudável.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
No Dia da Árvore e da Floresta, depois de um passeio pelo campo, para ver a Primavera chegar, fomos à loja de produtos agrícolas, escolher sementes e plantas para a horta do Jardim. A terra já tinha sido colocada, há algum tempo, pela Junta de Freguesia, nas duas grandes floreiras, pelo que, já estava seca, também pela falta de chuva. Houve que juntar terra adequada e revolver, um pouco, a terra que já lá estava. No início do ano, após o 1º Conselho Eco Escola, a Junta havia colocado terra com leca, para respirar melhorar, já que, as floreiras são de madeira. Relembramos que não temos espaço com piso permeável, no Jardim de Infância. Dispusemos as plantas e sementes, segundo uma ordem que definimos previamente. Desde esse início, os responsáveis semanais têm acompanhado o desenvolvimento das plantas cuidando, regando e retirando as ervas. Agora que algumas já atingiram o seu máximo desenvolvimento, estamos a pensar o que vamos fazer.