Escola Básica Marinhas do Sal

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011.

2. Área aproximada da horta (m²)

400 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Produção e Transformação Alimentar; Horta Pedagógica; Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Em algumas operações: montagem de estufa; mobilização do solo; doação de cultivares. Cerca de uma a duas vezes por ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem permitido realizar atividades experimentais em Ciências Naturais com turmas do 5º e 8º ano e do primeiro ciclo, bem como ações de educação ambiental, permitindo ainda que os alunos apliquem conhecimentos de várias disciplinas na resolução de problemas e na elaboração de trabalhos.
Os alunos com adaptações curriculares significativas podem realizar atividades práticas no âmbito da disciplina Horta Pedagógica, assim como os alunos dos cursos vocacionais e dos percursos curriculares alternativos nas disciplinas Agricultura Biológica e Produção e Transformação Alimentar, contribuindo positivamente para a motivação para a aprendizagem, pela diversificação de atividades e seu caráter eminentemente prático.
Permitiu a rentabilização pedagógica de espaços exteriores relativamente abandonados, contribuindo para a valorização da imagem da escola junto da comunidade educativa.
Permitiu aumentar a biodiversidade na escola, contribuindo para a criação de condições para a fixação de animais auxiliares, e não só, através da colocação de caixas-ninho e instalação de plantas aromáticas, devidamente identificadas, contribuindo para a educação ambiental da comunidade educativa.
Permitiu reduzir a quantidade de resíduos orgânicos desperdiçados, pois as borras de café do bar da escola e os restos de fruta e pão da cantina são conduzidos para os compostores para a produção de composto para a horta, sendo este processo realizado pelos alunos, tornando-os mais conscientes da importância da circularidade na economia.
A venda dos hortícolas produzidos na escola a professores e funcionários, combinado com a realização de campanhas de divulgação da Agricultura Biológica, tem contribuído para a formação de uma comunidade educativa mais ciente das vantagens e possibilidades deste modo de produção.
A colaboração com entidades externas à escola tem-se trazido na mobilização de recursos em benefício da mesma, nomeadamente:
- doação de composto da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas de Alcobertas pela Câmara Municipal de Rio Maior;
- doação de tanque de armazenamento de água de 1000 L;
- auxílio em atividades de mobilização de solo e montagem de rega por familiares de alunos e professores;
- doação de composto pela empresa DuVitor;
- Instalação de equipamentos pela Câmara Municipal de Rio Maior;
- Doação de materiais para a horta pela Junta de Freguesia de Rio Maior;
- Empréstimo de compostores pela Junta de Freguesia de Alcobertas e empresa ValorSul.
Todos estes contributos têm um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos, na medida em que criam as condições básicas para a realização de atividades.
Outro dos impactos positivos foi o fim da aplicação de herbicidas no espaço da escola, muito antes da sua atual proibição por efeitos dos normativos vigentes, diminuindo a exposição da comunidade a substâncias potencialmente perigosas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta tem estado a cargo dos alunos dos cursos vocacionais e do percurso curricular alternativo, bem como de alunos ao abrigo do decreto-lei 84/2018, orientados pelos docentes das disciplinas/áreas disciplinares, com a ajuda de dois funcionários.
A manutenção é feita durante as atividades letivas pelos alunos e professores envolvidos; fora desses períodos, os funcionários garantem a rega das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Exceptuando a utilização de um motocultivador no início do ano letivo, a mobilização é feita com enxadas, manualmente, utilizando a técnicas dos canterios elevados. A limpeza é também realizada manualmente (monda ou sacha).
A fertilização é feita utilizando composto produzido na escola, composto da marca SiroAgro de cavalo e de composto da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas de Alcobertas, doado pela Câmara Municipal de Rio Maior.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos da horta, do corte da relva, das ervas espontâneas, borras de café e restos de fruta e pão da cantina são colocados em compostores, devidamente regados arejados.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas para ajudar na fertilização dos solo (ação do Rhizobium). Alfaces de inverno, brócolos, couve coração, couve-roxa.
Cebolas e alho-francês.
Tomate-coração, tomate chucha, abóbora Hokkaido, batata (variedade Agria, mais resistente ao míldio).

Acelgas, espinafres, ervilhas.

Consociações: cebola com alface.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento faz-se apenas à mangueira, em função das condições atmosféricas. Possuímos material de rega gota-a-gota e temporizador, mas não está ainda instalado. Temos também um sistema de aproveitamento da água da chuva, o qual foi desmontado devido a obras na escola, faltando ainda proceder à sua reinstalação.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis- remoção manual
Afídeos- aplicação de solução de sabão azul de potássio com óleo de amendoim

Foi aplicado calda bordalesa de forma preventiva.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Ao longo do ano, desde janeiro, foram vendidos os hortícolas produzidos na horta aos professores e funcionários.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

As alfaces da horta são utilizadas em sandes no bufete da escola. As favas e couves-coração foram utilizadas na confeção de sopas e outros pratos no curso PCA-9ºano, as quais foram servidas aos professores da escola.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Foram realizadas aulas na horta ao longo do ano letivo, para alunos do PCA com periodicidade semanal; semanalmente aos alunos da Educação Especial; quatro aulas a alunos do primeiro ciclo.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

As atividades da horta estão incluidas no projeto ERASMUS+/CLAP (claportugal.blogspot.com).

15.1. Link para a página da horta

http://ecomarinhas.blogspot.com/search/label/horta%20pedag%C3%B3gica http://claportugal.blogspot.com/search/label/Horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Marinhas do Sal

Professor coordenador da horta: João Paulo Lopes Correia