Horta grande (superior a 50m²)



Desde 2011.
400 m2
3
Produção e Transformação Alimentar; Horta Pedagógica; Ciências Naturais.
45
2
Sim
Em algumas operações: montagem de estufa; mobilização do solo; doação de cultivares. Cerca de uma a duas vezes por ano.
A horta tem permitido realizar atividades experimentais em Ciências Naturais com turmas do 5º e 8º ano e do primeiro ciclo, bem como ações de educação ambiental, permitindo ainda que os alunos apliquem conhecimentos de várias disciplinas na resolução de problemas e na elaboração de trabalhos.
Os alunos com adaptações curriculares significativas podem realizar atividades práticas no âmbito da disciplina Horta Pedagógica, assim como os alunos dos cursos vocacionais e dos percursos curriculares alternativos nas disciplinas Agricultura Biológica e Produção e Transformação Alimentar, contribuindo positivamente para a motivação para a aprendizagem, pela diversificação de atividades e seu caráter eminentemente prático.
Permitiu a rentabilização pedagógica de espaços exteriores relativamente abandonados, contribuindo para a valorização da imagem da escola junto da comunidade educativa.
Permitiu aumentar a biodiversidade na escola, contribuindo para a criação de condições para a fixação de animais auxiliares, e não só, através da colocação de caixas-ninho e instalação de plantas aromáticas, devidamente identificadas, contribuindo para a educação ambiental da comunidade educativa.
Permitiu reduzir a quantidade de resíduos orgânicos desperdiçados, pois as borras de café do bar da escola e os restos de fruta e pão da cantina são conduzidos para os compostores para a produção de composto para a horta, sendo este processo realizado pelos alunos, tornando-os mais conscientes da importância da circularidade na economia.
A venda dos hortícolas produzidos na escola a professores e funcionários, combinado com a realização de campanhas de divulgação da Agricultura Biológica, tem contribuído para a formação de uma comunidade educativa mais ciente das vantagens e possibilidades deste modo de produção.
A colaboração com entidades externas à escola tem-se trazido na mobilização de recursos em benefício da mesma, nomeadamente:
- doação de composto da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas de Alcobertas pela Câmara Municipal de Rio Maior;
- doação de tanque de armazenamento de água de 1000 L;
- auxílio em atividades de mobilização de solo e montagem de rega por familiares de alunos e professores;
- doação de composto pela empresa DuVitor;
- Instalação de equipamentos pela Câmara Municipal de Rio Maior;
- Doação de materiais para a horta pela Junta de Freguesia de Rio Maior;
- Empréstimo de compostores pela Junta de Freguesia de Alcobertas e empresa ValorSul.
Todos estes contributos têm um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos, na medida em que criam as condições básicas para a realização de atividades.
Outro dos impactos positivos foi o fim da aplicação de herbicidas no espaço da escola, muito antes da sua atual proibição por efeitos dos normativos vigentes, diminuindo a exposição da comunidade a substâncias potencialmente perigosas.
A manutenção da horta tem estado a cargo dos alunos dos cursos vocacionais e do percurso curricular alternativo, bem como de alunos ao abrigo do decreto-lei 84/2018, orientados pelos docentes das disciplinas/áreas disciplinares, com a ajuda de dois funcionários.
A manutenção é feita durante as atividades letivas pelos alunos e professores envolvidos; fora desses períodos, os funcionários garantem a rega das plantas.
Exceptuando a utilização de um motocultivador no início do ano letivo, a mobilização é feita com enxadas, manualmente, utilizando a técnicas dos canterios elevados. A limpeza é também realizada manualmente (monda ou sacha).
A fertilização é feita utilizando composto produzido na escola, composto da marca SiroAgro de cavalo e de composto da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas de Alcobertas, doado pela Câmara Municipal de Rio Maior.
Sim
Resíduos da horta, do corte da relva, das ervas espontâneas, borras de café e restos de fruta e pão da cantina são colocados em compostores, devidamente regados arejados.
Favas para ajudar na fertilização dos solo (ação do Rhizobium). Alfaces de inverno, brócolos, couve coração, couve-roxa.
Cebolas e alho-francês.
Tomate-coração, tomate chucha, abóbora Hokkaido, batata (variedade Agria, mais resistente ao míldio).
Acelgas, espinafres, ervilhas.
Consociações: cebola com alface.
Não
Neste momento faz-se apenas à mangueira, em função das condições atmosféricas. Possuímos material de rega gota-a-gota e temporizador, mas não está ainda instalado. Temos também um sistema de aproveitamento da água da chuva, o qual foi desmontado devido a obras na escola, faltando ainda proceder à sua reinstalação.
Semanalmente, por observação direta.
Sim
Caracóis- remoção manual
Afídeos- aplicação de solução de sabão azul de potássio com óleo de amendoim
Foi aplicado calda bordalesa de forma preventiva.
Não
Ao longo do ano, desde janeiro, foram vendidos os hortícolas produzidos na horta aos professores e funcionários.
As alfaces da horta são utilizadas em sandes no bufete da escola. As favas e couves-coração foram utilizadas na confeção de sopas e outros pratos no curso PCA-9ºano, as quais foram servidas aos professores da escola.
Foram realizadas aulas na horta ao longo do ano letivo, para alunos do PCA com periodicidade semanal; semanalmente aos alunos da Educação Especial; quatro aulas a alunos do primeiro ciclo.
As atividades da horta estão incluidas no projeto ERASMUS+/CLAP (claportugal.blogspot.com).
http://ecomarinhas.blogspot.com/search/label/horta%20pedag%C3%B3gica http://claportugal.blogspot.com/search/label/Horta