Escola Básica Damião de Góis
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
7 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
200 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Infraestruturas Básicas e Paisagísticas de jardins; Manutenção de Jardins; Instalação de jardins; Ciências da Natureza; Matemática; Fisico-Química
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias dos nossos alunos são convidados a participar na execução de trabalhos na nossa horta bem como incentivados a partilhar conhecimentos sobre agricultura já que alguns encarregados de educação possuem hortas no Parque Urbano do Vale de Chelas. Os alunos são ainda convidados a deslocarem-se às várias hortas dos Encarregados de Educação, de forma a visualizarem novas técnicas de execução. Os Encarregados de Educação dinamizaram/participaram também em workshops com produtos obtidos na horta da escola - hortícolas e flores.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Abertura da escola à comunidade educativa;
- Valorização do percurso escolar;
- Valorização da atividade agrícola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita nas várias aulas práticas das diferentes disciplinas que participam nesta atividade com maior incidência de participação das disciplinas práticas dos Cursos de Formação e Educação-Jardinagem. Diariamente os alunos das turmas envolvidas deslocam-se à horta para efetuar as várias operações culturais necessárias (preparação do terreno, plantações, sachas, rega). Durante as interrupções letivas contamos com a colaboração dos funcionários para nos auxiliarem na rega e foi feita uma calendarização rotativa entre vários alunos para a manutenção do espaço da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita pelos alunos, com orientação dos professores das disciplinas da componente tecnológica, que mobilizam o solo, despedregam e nivelam o solo definindo o espaço em função do tipo de cultura que se pretende instalar. É também incorporado material orgânico quando se justifica.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de cascas da cozinha da escola;
- Folhas verdes das árvores;
- Aparas de relva
- Boras de café
- Restos de cascas que os alunos trazem de casa
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
-Alface/cebola;
- Alface/pimento;
- Couve/alho francês.
- salsa
- coentros
-favas
-cenouras
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
-A nossa rega é feita por aspersão.
-Os alunos controlam o processo de rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Monitorização das pragas foi feita por recolha manual e aplicação de chorume de urtigas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apareceram caracóis. Foram combatidos colocando copos enterrados no solo com cerveja.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
participação da família, professores e empregados