Escola EB1/JI Caminha
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
15 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
36 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
98
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
7
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboram com a oferta de sementes para a horta e plantas para o jardim vertical. Além disso, são sempre envolvidos nas várias etapas, desde a preparação da mesma até à colheita dos produtos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A existência de uma horta na nossa escola possibilita às nossas crianças/alunos vivenciar de uma forma diferente as várias etapas por que passam as plantas, desde a sementeira, até à colheita dos produtos. Além disso, dá-se relevância ao facto de se tratar de uma horta biológica, na qual não se utilizam produtos químicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São repartidas tarefas pelas várias turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo. São, ainda, envolvidas as várias assistentes operacionais e, por vezes, contamos com a colaboração de alguns familiares.
7. Como é feita a preparação do solo?
Para esta tarefa contamos com a colaboração da Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e de alguns familiares
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a compostagem são utilizados os resíduos diários do refeitório da escola. É uma tarefa realizada, rotativamente, pelas turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano letivo, temos na nossa horta; favas, ervilhas tortas, brócolos, feijões, batatas, couve-flor, cebola, couve galega. Temos, também, ervas aromáticas como: hortelã, cidreira e alecrim.
No nosso jardim vertical, plantámos morangueiros e plantas decorativas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada, rotativamente, pelas várias turmas da escola. Contamos, ainda, com a colaboração das assistentes operacionais na rega da horta e do jardim vertical.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Esta monitorização é feita aquando da rega. Contamos, também, com a colaboração de alguns familiares.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na comunidade
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Todos os anos, é habitual realizarmos a "Feira da Primavera" na praça central da nossa vila, com os produtos retirados da nossa horta biológica e com outro tipo de produtos. É sempre feita numa quarta-feira para coincidir com a feira semanal de Caminha e contarmos com mais envolvimento da comunidade, a qual adere sempre com entusiasmo.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Como ao longo do ano, as tarefas da horta vão sendo repartidas pelas várias turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo, cria-se um espírito de camaradagem e de partilha, além de lhes incutir o sentido da responsabilidade. Sensibiliza-os, ainda, para os aspetos ambientais por se tratar de uma horta biológica.