Escola Básica Artur Patrocínio
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início do segundo período2m
2. Área aproximada da horta (m²)
2 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
45
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Na plantação, ao colaborarem com as plantas. E na compra das alfaces.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Teve bastante impacto com a criação de uma banca de alfaces na Feira Rural da Escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos envolvidos participaram na plantação, rega e colheita das alfaces.
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra foi limpa e preparada com "estrume" trazido por um pai que é criador de animais (ovelhas).
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os chefes de turma do dia responsabilizam-se pela rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Ovelhas
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Feira na Escola