Escola EB1/PE/C de São Vicente
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Foi realizada este ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta está organizada em paletes reaproveitadas de madeira e está inserida no parque do pré-escolar;
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Pré escolar
3.3. N.º de alunos envolvidos
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Na recolha de sementes e plantas, sempre que necessário.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Com o crescimento dos hortícolas, as próprias crianças vão apanhando as alfaces por exemplo, e levam para a cozinha para a cozinheira confecionar, no nosso entender isto incentivou as crianças a comer alface às refeições;
Por outro lado, desenvolveu nas crianças sentido de responsabilidade em querer manter a horta em bom estado.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente é escolhido um grupo de crianças que ficam com a tarefa de manutenção da horta, regar, verificar crescimento e colher.
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra foi recolhida num terreno exterior da escola, onde existem árvores de grande porte e com num terreno agrícola de um senhor vizinho;
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, cenoura; milho; feijão; tomate, abóboras, pepinos e alho fra alho francês;
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com água da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Outra
Outra, qual?
Intercâmbio de gerações, com uma instituição local; Dinamização do parque;
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Esta horta resultou de uma parceria com os utentes da ADENORMA (instituição, centro de dia para idosos), que vieram à escola partilhar com as crianças a sua sabedoria em relação às hortas e sementeiras, estiveram envolvidos 9 utentes e todas as crianças do pré escolar e do 1º ano;
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Como a horta está implementada no parque exterior das crianças, a dinamização deste espaço foi realizada toda em torno desta.