Horta pequena (até 50m²)



3 anos
50 m2
2
Cidadania e Desenvolvimento e Ciência Naturais
18
1
Sim
Os encarregados de educação têm colaborado de forma regular e dependendo da fase em que se encontra a horta. Colaboraram na fase de preparação do terreno, bem como, cedendo sementes hortícolas, ervas aromáticas e na construção de placas identificativas.
A criação da horta biológica na escola permite que o aluno tenha uma melhor noção sobre o meio rural e sobre os benefícios deste tipo de agricultura. Permite lecionar algumas aulas fora do contexto sala de aula, sempre que os conteúdos assim o proporcionem, bem como o conviver de forma saudável na natureza. Proporciona o desenvolvimento físico e motor, valorizando atividades manuais e promove o sentido estético. Permite criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis; Possibilita a identificação de diferentes tipos de plantas, bem como a identificação de diferentes utensílios necessários à horta.
A manutenção é feita pelos alunos, assistente operacional sob a planificação realizada/orientada dos docentes
A horta é limpa, retirando as ervas daninhas, depois o solo é cavado e misturado com composto orgânico produzido no compostor. Por vezes há um encarregado de educação que disponibiliza sacas com excremento de ovelha. Em seguida, são feitos regos no sentido de fazer divisórias entre as culturas. Foram plantas leguminosas para fixar o azoto no solo
Sim
Os materiais provêm: de restos orgânicos da cantina da escola (cascas de legumes, de fruta, de ovos); das folhas, ervas, e ramos das podas realizados na horta; da borra de café do bar dos professores.
As culturas são referentes a produtos hortícolas e ervas aromáticas. Temos as seguintes consociações instaladas: Ervilha + alface + couve; ervilha + milho +couve; feijão; salsa; segurelha + orégãos + pimenta; cebola + milho + feijão
Não
Ainda não é feita a recolha da água da chuva. Contudo há uma planificação para que a mesma seja feita ainda este ano.
No presente momento, através de uma mangueira presente na horta
Até ao presente não houve necessidade de eliminar árvores ou culturas com sintomas de declínio.
Não
Não
Experiência de uma estufa na escola; Experimentar diferentes culturas e sementeiras
Aulas na horta – Ao criar a horta com o propósito de ser sustentável, através da utilização de métodos de produção biológicos, pretende-se transmitir estes conceitos aos alunos. Estes fazem parte dos conteúdos de 7ºano referentes ao solo, os quais foram interiorizados de uma forma mais prática e lúdica. Estas práticas, permitem perceber temas específicos através de uma aprendizagem experiencial. Foram sendo repetidas ao longo do ano para outros conceitos, geralmente 2 vezes por mês.
Confeção de alimentos da horta – Na altura da colheita os alunos tiveram a noção de produzir comida para si próprios, bem como apreciar alimentos saudáveis e quem sabe mudar os seus próprios hábitos alimentares.
Experiência de uma estufa na escola – Permitiu aos alunos por exemplo, adquirirem competências para a vida, no sentido que ajuda os alunos a sobreviverem e a prosperarem no mundo, através do planear, tomar decisões, colaborar, adquirir responsabilidades, explicar, persuadir, etc
A horta é muitas vezes visitada por abelhas e aves, o que demonstra que a nossa horta é saudavél.