Escola Básica 2,3 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Cidadania e Desenvolvimento e Ciência Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
18
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os encarregados de educação têm colaborado de forma regular e dependendo da fase em que se encontra a horta. Colaboraram na fase de preparação do terreno, bem como, cedendo sementes hortícolas, ervas aromáticas e na construção de placas identificativas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A criação da horta biológica na escola permite que o aluno tenha uma melhor noção sobre o meio rural e sobre os benefícios deste tipo de agricultura. Permite lecionar algumas aulas fora do contexto sala de aula, sempre que os conteúdos assim o proporcionem, bem como o conviver de forma saudável na natureza. Proporciona o desenvolvimento físico e motor, valorizando atividades manuais e promove o sentido estético. Permite criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis; Possibilita a identificação de diferentes tipos de plantas, bem como a identificação de diferentes utensílios necessários à horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita pelos alunos, assistente operacional sob a planificação realizada/orientada dos docentes
7. Como é feita a preparação do solo?
A horta é limpa, retirando as ervas daninhas, depois o solo é cavado e misturado com composto orgânico produzido no compostor. Por vezes há um encarregado de educação que disponibiliza sacas com excremento de ovelha. Em seguida, são feitos regos no sentido de fazer divisórias entre as culturas. Foram plantas leguminosas para fixar o azoto no solo
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais provêm: de restos orgânicos da cantina da escola (cascas de legumes, de fruta, de ovos); das folhas, ervas, e ramos das podas realizados na horta; da borra de café do bar dos professores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas são referentes a produtos hortícolas e ervas aromáticas. Temos as seguintes consociações instaladas: Ervilha + alface + couve; ervilha + milho +couve; feijão; salsa; segurelha + orégãos + pimenta; cebola + milho + feijão
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Ainda não é feita a recolha da água da chuva. Contudo há uma planificação para que a mesma seja feita ainda este ano.
No presente momento, através de uma mangueira presente na horta
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Até ao presente não houve necessidade de eliminar árvores ou culturas com sintomas de declínio.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Experiência de uma estufa na escola; Experimentar diferentes culturas e sementeiras
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aulas na horta – Ao criar a horta com o propósito de ser sustentável, através da utilização de métodos de produção biológicos, pretende-se transmitir estes conceitos aos alunos. Estes fazem parte dos conteúdos de 7ºano referentes ao solo, os quais foram interiorizados de uma forma mais prática e lúdica. Estas práticas, permitem perceber temas específicos através de uma aprendizagem experiencial. Foram sendo repetidas ao longo do ano para outros conceitos, geralmente 2 vezes por mês.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Confeção de alimentos da horta – Na altura da colheita os alunos tiveram a noção de produzir comida para si próprios, bem como apreciar alimentos saudáveis e quem sabe mudar os seus próprios hábitos alimentares.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Experiência de uma estufa na escola – Permitiu aos alunos por exemplo, adquirirem competências para a vida, no sentido que ajuda os alunos a sobreviverem e a prosperarem no mundo, através do planear, tomar decisões, colaborar, adquirir responsabilidades, explicar, persuadir, etc
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta é muitas vezes visitada por abelhas e aves, o que demonstra que a nossa horta é saudavél.