Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²)

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

cozinha, serviço de bar, IEE

3.3. N.º de alunos envolvidos

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

As famílias não são envolvidas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A criação da horta teve como objectivo aproximar os alunos dos diferentes cursos à temática da sustentabilidade ao mesmo tempo que se procura que estes tenham uma tomada de consciência em questões de consumo e reserva dos alimentos. No nosso caso em concreto procuramos cultivar e semear aromáticas uma vez que é um dos elementos que usamos tanto ao nível da cozinha como ao nível do bar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta das aromáticas é organizada pelos dois professores responsáveis que elaboram uma escala com os alunos voluntários para dentro dos tempos livres poderem realizar as diversas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Iniciamos a preparação do solo com a limpeza e arejamento da terras dos diferentes canteiros e vasos que temos disponíveis para cultivar de modo a criar uma descompactação do solo. A utilização de terra e sub-extrato com bio composto foi o escolhido para o tipo de plantação que pretendíamos, neste caso as aromáticas. Pontualmente foi utilizados escarificadores para ajudar no arejamento dos solos. A fertilização foi realizada aquando da preparação e novamente após a época de chuvadas mantendo assim o solo bem fertilizado para a chegada da primavera.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas e algumas especies de flores comestiveis
Hortelã
Funcho
Salsa
Coentros
Capuchinhas
Rúcula


11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uma vez que estamos próximos do mar e o nível de humidade é elevada temos menor necessidade de rega. A rega é realizada de forma manual e apenas quando necessária. Nos dias e alturas de maior calor os ciclos de rega aumentam. Futuramente pensamos em introduzir um sistema de rega gota-a-gota. Utilizando para o efeito a reutilização de materiais disponíveis na nossa escola.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Outra

Outra, qual?

Dia Verde- Plantação e Ornamentação de canteiros

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Dia Verde- Plantação e Ornamentação de canteiros

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Micro jardim com suculentas

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo

Professor coordenador da horta: Rui Sousa