Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1 ano
2. Área aproximada da horta (m²)
20
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
cozinha, serviço de bar, IEE
3.3. N.º de alunos envolvidos
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
As famílias não são envolvidas
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A criação da horta teve como objectivo aproximar os alunos dos diferentes cursos à temática da sustentabilidade ao mesmo tempo que se procura que estes tenham uma tomada de consciência em questões de consumo e reserva dos alimentos. No nosso caso em concreto procuramos cultivar e semear aromáticas uma vez que é um dos elementos que usamos tanto ao nível da cozinha como ao nível do bar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta das aromáticas é organizada pelos dois professores responsáveis que elaboram uma escala com os alunos voluntários para dentro dos tempos livres poderem realizar as diversas tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Iniciamos a preparação do solo com a limpeza e arejamento da terras dos diferentes canteiros e vasos que temos disponíveis para cultivar de modo a criar uma descompactação do solo. A utilização de terra e sub-extrato com bio composto foi o escolhido para o tipo de plantação que pretendíamos, neste caso as aromáticas. Pontualmente foi utilizados escarificadores para ajudar no arejamento dos solos. A fertilização foi realizada aquando da preparação e novamente após a época de chuvadas mantendo assim o solo bem fertilizado para a chegada da primavera.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas e algumas especies de flores comestiveis
Hortelã
Funcho
Salsa
Coentros
Capuchinhas
Rúcula
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Uma vez que estamos próximos do mar e o nível de humidade é elevada temos menor necessidade de rega. A rega é realizada de forma manual e apenas quando necessária. Nos dias e alturas de maior calor os ciclos de rega aumentam. Futuramente pensamos em introduzir um sistema de rega gota-a-gota. Utilizando para o efeito a reutilização de materiais disponíveis na nossa escola.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Outra
Outra, qual?
Dia Verde- Plantação e Ornamentação de canteiros
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Dia Verde- Plantação e Ornamentação de canteiros
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Micro jardim com suculentas