Horta pequena (até 50m²)



Foi realizada este ano letivo,pois é uma aposta na educação ambiental e, ao mesmo tempo, um cuidado acrescido para a escola, se tivermos em conta que todos os produtos produzidos são biológicos.
15 m2
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Área do Conhecimento do Mundo e Área da expressão e comunicação
11
1
Sim
O projeto da horta não só envolve as crianças como as suas famílias na medida em que estas podem visitar a horta na companhia de seus filhos e estes vão explicando o que fizeram ou estão a fazer. .As famílias participam com a oferta de sementes, plantas e com o empréstimo de alguns utensílios ou ferramentas. Além disso, ainda realizam algumas atividades relacionadas com a horta, rega, confeção do espantalho, alimentação ou confeção de pratos. Geralmente participam duas vezes por mês, de formas alternada entre as famílias, para assim todas participarem e intervirem. Os produtos que começam a ser colhidos na horta também são levados pelas crianças para suas casas onde podem ser confecionados e saboreados por todos.
O aproveitamento do espaço traseiro da escola surgiu no âmbito da nossa adesão ao projeto "Heróis da Fruta" e como forma de potenciar os recursos naturais “abandonados” neste estabelecimento, bem como potenciar a motivação para a aprendizagem e consumo de legumes e frutas, explorados pelo projeto "Cenas e Ciências". As nossas crianças abraçaram esta iniciativa com muito carinho e dedicação. O objetivo passou por promover uma horta escolar de acordo com os princípios da Agricultura Biológica; promover uma abordagem na inclusão e na participação ativa dos alunos contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e promover a interdisciplinaridade entre as várias áreas de conteúdo: Expressão e Comunicação, Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo.
O espaço funciona como local de descoberta e ponto de partida para a educação alimentar, a conservação da Natureza, o ensino de técnicas de jardinagem e o estudo do solo e das plantas.
A comunidade têm acesso total à horta e podem contribuir com ideias, material e plantas. Ao construir uma horta na escola, melhoramos o nosso espaço, aprendemos de onde vem os alimentos, adquirimos novos hábitos de trabalho e alimentares, partilhamos novidades com outras pessoas, conhecemos e investigamos vários temas e receitas. Ganhámos gosto pela natureza e recebemos estímulos da comunidade envolvente.
A manutenção da horta é feita, preferencialmente, pelas crianças e pela educadora. As crianças receberam esta iniciativa com muito entusiasmo, combinámos e pedimos aos pais para trazerem galochas porque íamos trabalhar na horta!. São responsáveis pela limpeza da horta, pela rega durante a semana, pelos utensílios a usar, pela colheita, mas sempre com supervisão da professora. Ao fim de semana, há sempre uma família que vem ver a horta e regar caso necessite.
Os trabalhos são realizados duas vezes por semana (terça-feira e sexta-feira), no Tempo de Circulo pelas crianças. Porém, atividades mais pesadas, que impliquem mais esforço, são realizados pelos adultos envolvidos (pais, educadora ou auxiliar).
O espaço da horta foi preparado com um arado (feito por um vizinho) e o solo preparado com a sachola e depois feita a manutenção com o ancinho e sachinho. Foi dividido em várias gaivas, onde cada uma tinha um produto/planta ou semente. As ervas daninhas são tiradas frequentemente e sempre que se inicia novas culturas/plantações. Não utilizamos fertilizantes pois a terra é boa, possui muitas minhocas e seus excrementos naturais.Nunca foi mexida ou trabalhada, apenas regamos quando necessário e fazemos a sua manutenção.
Sim
Deposição de folhas do recinto escolar, ervas daninhas que sejam arrancadas da terra e utiliza-se a água da chuva para humedecer o composto. Temos um compostor próprio, oferecido pela CM de Terras de Bouro.
Beterraba, brócolos, espinafres, couve galega, alho francês, alface, tomate "cherry", pepinos, cebola, batatas, ervilhas, pimento e alhos.
Não
A rega por sistema é sempre feita durante a semana no inicio do dia (9h), pela funcionária e pelo responsável do dia - chefe. Ao fim de semana é feita pelas encarregados de educação. A rega, quando necessária, é feita com a água da torneira: ora com mangueira ora com regadores apropriados.
Sim, todas as semanas.E quando se detetou uns bichinhos pequeninos nas ervilhas, foi feita uma solução com água e sabão rosa e depois pulverizada nas ervilhas e eles desapareceram e não contaminaram as outras culturas. Quando fazemos a limpeza observamos se há algo estranho nas plantas.
Sim
Existiu uma praga. Quando se detetou uns bichinhos pequeninos nas ervilhas, foi feita uma solução com água e sabão rosa e depois pulverizada nas ervilhas e eles desapareceram e não contaminaram as outras culturas.
Não
Foi feito um espantalho e visitas a um viveiro de plantas
Apresentação dos grupos: legumes e frutas e confeção de uma sopa
Visto as crianças não gostarem de quase nada, foi feita uma recolha de vários alimentos que eles não gostavam. As crianças observaram e tocaram nos legumes, classificaram e apreenderam os seus atributos, categorizando-os por “vieram da horta” e “vieram do supermercado”. Com eles, explorou-se as formas, os tamanhos, as cores, as texturas e os próprios sabores. Fizeram-se vários jogos e até o jogo do alimento escondido. Depois de explorarmos os vários legumes que fazem bem, confecionamos uma sopa de legumes. Elaborámos a nossa receita e colocámo-la em prática. Assim, à medida que preparávamos os legumes cantávamos as canções “Na Roda dos Alimentos”, “Eu sou pequenino mas já sei escolher” e “Vamos comer Sopa”, que abordava a importância da sopa na saúde do corpo e dos legumes no crescimento dos meninos, A nossa sopa ficou boa e muito saborosa.
Visita aos viveiros de plantas
Com a preparação do espaço da horta surgiram as perguntas: Donde vem as plantas, donde vem os legumes, donde vem os frutos? Então antes de começarmos a escolher as plantas que iríamos plantar decidimos conhecer um viveiro que tinha todo o tipo de plantas.
Construção de um espantalho
Com o crescimento das nossas plantas/culturas começaram a aparecer por lá muitos pássaros. As crianças propuseram fazer um espantalho para os afastar e não devorarem os nossos legumes. Este assunto foi falado em reunião de pais, onde uma família ficou responsável por criar um espantalho com material reutilizado.
Com a construção da horta, tivemos muitas visitas da comunidade, pois passou a ser considerado um lugar que pode e deve ser frequentado, visitado e apreciado e respeitado por todos. Aqui, reaproveitamos muito material que estava abandonado na freguesia, tal como paletes velhas, pneus usados, rolos de madeira e garrafas de plástico, muitos destes foram pintados, que por sua vez alegraram aquele espaço traseiro.
Os legumes colhidos vão para o Centro Social de Moimenta, instituição que nos fornece o almoço, e para as famílias.