Jardim de Infância de Carvalheira
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Foi realizada este ano letivo,pois é uma aposta na educação ambiental e, ao mesmo tempo, um cuidado acrescido para a escola, se tivermos em conta que todos os produtos produzidos são biológicos.
2. Área aproximada da horta (m²)
15 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Área do Conhecimento do Mundo e Área da expressão e comunicação
3.3. N.º de alunos envolvidos
11
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
O projeto da horta não só envolve as crianças como as suas famílias na medida em que estas podem visitar a horta na companhia de seus filhos e estes vão explicando o que fizeram ou estão a fazer. .As famílias participam com a oferta de sementes, plantas e com o empréstimo de alguns utensílios ou ferramentas. Além disso, ainda realizam algumas atividades relacionadas com a horta, rega, confeção do espantalho, alimentação ou confeção de pratos. Geralmente participam duas vezes por mês, de formas alternada entre as famílias, para assim todas participarem e intervirem. Os produtos que começam a ser colhidos na horta também são levados pelas crianças para suas casas onde podem ser confecionados e saboreados por todos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O aproveitamento do espaço traseiro da escola surgiu no âmbito da nossa adesão ao projeto "Heróis da Fruta" e como forma de potenciar os recursos naturais “abandonados” neste estabelecimento, bem como potenciar a motivação para a aprendizagem e consumo de legumes e frutas, explorados pelo projeto "Cenas e Ciências". As nossas crianças abraçaram esta iniciativa com muito carinho e dedicação. O objetivo passou por promover uma horta escolar de acordo com os princípios da Agricultura Biológica; promover uma abordagem na inclusão e na participação ativa dos alunos contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e promover a interdisciplinaridade entre as várias áreas de conteúdo: Expressão e Comunicação, Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo.
O espaço funciona como local de descoberta e ponto de partida para a educação alimentar, a conservação da Natureza, o ensino de técnicas de jardinagem e o estudo do solo e das plantas.
A comunidade têm acesso total à horta e podem contribuir com ideias, material e plantas. Ao construir uma horta na escola, melhoramos o nosso espaço, aprendemos de onde vem os alimentos, adquirimos novos hábitos de trabalho e alimentares, partilhamos novidades com outras pessoas, conhecemos e investigamos vários temas e receitas. Ganhámos gosto pela natureza e recebemos estímulos da comunidade envolvente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita, preferencialmente, pelas crianças e pela educadora. As crianças receberam esta iniciativa com muito entusiasmo, combinámos e pedimos aos pais para trazerem galochas porque íamos trabalhar na horta!. São responsáveis pela limpeza da horta, pela rega durante a semana, pelos utensílios a usar, pela colheita, mas sempre com supervisão da professora. Ao fim de semana, há sempre uma família que vem ver a horta e regar caso necessite.
Os trabalhos são realizados duas vezes por semana (terça-feira e sexta-feira), no Tempo de Circulo pelas crianças. Porém, atividades mais pesadas, que impliquem mais esforço, são realizados pelos adultos envolvidos (pais, educadora ou auxiliar).
7. Como é feita a preparação do solo?
O espaço da horta foi preparado com um arado (feito por um vizinho) e o solo preparado com a sachola e depois feita a manutenção com o ancinho e sachinho. Foi dividido em várias gaivas, onde cada uma tinha um produto/planta ou semente. As ervas daninhas são tiradas frequentemente e sempre que se inicia novas culturas/plantações. Não utilizamos fertilizantes pois a terra é boa, possui muitas minhocas e seus excrementos naturais.Nunca foi mexida ou trabalhada, apenas regamos quando necessário e fazemos a sua manutenção.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Deposição de folhas do recinto escolar, ervas daninhas que sejam arrancadas da terra e utiliza-se a água da chuva para humedecer o composto. Temos um compostor próprio, oferecido pela CM de Terras de Bouro.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Beterraba, brócolos, espinafres, couve galega, alho francês, alface, tomate "cherry", pepinos, cebola, batatas, ervilhas, pimento e alhos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega por sistema é sempre feita durante a semana no inicio do dia (9h), pela funcionária e pelo responsável do dia - chefe. Ao fim de semana é feita pelas encarregados de educação. A rega, quando necessária, é feita com a água da torneira: ora com mangueira ora com regadores apropriados.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, todas as semanas.E quando se detetou uns bichinhos pequeninos nas ervilhas, foi feita uma solução com água e sabão rosa e depois pulverizada nas ervilhas e eles desapareceram e não contaminaram as outras culturas. Quando fazemos a limpeza observamos se há algo estranho nas plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Existiu uma praga. Quando se detetou uns bichinhos pequeninos nas ervilhas, foi feita uma solução com água e sabão rosa e depois pulverizada nas ervilhas e eles desapareceram e não contaminaram as outras culturas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Foi feito um espantalho e visitas a um viveiro de plantas
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Apresentação dos grupos: legumes e frutas e confeção de uma sopa
Visto as crianças não gostarem de quase nada, foi feita uma recolha de vários alimentos que eles não gostavam. As crianças observaram e tocaram nos legumes, classificaram e apreenderam os seus atributos, categorizando-os por “vieram da horta” e “vieram do supermercado”. Com eles, explorou-se as formas, os tamanhos, as cores, as texturas e os próprios sabores. Fizeram-se vários jogos e até o jogo do alimento escondido. Depois de explorarmos os vários legumes que fazem bem, confecionamos uma sopa de legumes. Elaborámos a nossa receita e colocámo-la em prática. Assim, à medida que preparávamos os legumes cantávamos as canções “Na Roda dos Alimentos”, “Eu sou pequenino mas já sei escolher” e “Vamos comer Sopa”, que abordava a importância da sopa na saúde do corpo e dos legumes no crescimento dos meninos, A nossa sopa ficou boa e muito saborosa.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Visita aos viveiros de plantas
Com a preparação do espaço da horta surgiram as perguntas: Donde vem as plantas, donde vem os legumes, donde vem os frutos? Então antes de começarmos a escolher as plantas que iríamos plantar decidimos conhecer um viveiro que tinha todo o tipo de plantas.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Construção de um espantalho
Com o crescimento das nossas plantas/culturas começaram a aparecer por lá muitos pássaros. As crianças propuseram fazer um espantalho para os afastar e não devorarem os nossos legumes. Este assunto foi falado em reunião de pais, onde uma família ficou responsável por criar um espantalho com material reutilizado.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Com a construção da horta, tivemos muitas visitas da comunidade, pois passou a ser considerado um lugar que pode e deve ser frequentado, visitado e apreciado e respeitado por todos. Aqui, reaproveitamos muito material que estava abandonado na freguesia, tal como paletes velhas, pneus usados, rolos de madeira e garrafas de plástico, muitos destes foram pintados, que por sua vez alegraram aquele espaço traseiro.
Os legumes colhidos vão para o Centro Social de Moimenta, instituição que nos fornece o almoço, e para as famílias.