Escola EBI Rainha D. Leonor de Lencastre

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde março de 2018

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Geografia, Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos

31

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Em termos gerais, os elementos da comunidade educativa (alunos, assistentes operacionais e professores) gostam de colaborar nas atividades da horta (semear/plantar, sachar, regar, tratar de pragas). Costumam apresentar várias sugestões. Conseguiu-se obter algumas colheitas, essencialmente, morangos, salsa e hortelã pimenta. Esperamos a horta seja mais produtiva e tenha mais impacto na vida da comunidade escolar no ano letivo decorrente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em Janeiro iniciou-se a compostagem de relva cortada (colocada em sacos do lixo comum). Brevemente, iremos lavrar o terreno e semear alfaces, ervas aromáticas e girassóis. Pensa-se criar uma parcela com produtos hortícolas e outra com canteiros de flores. Três alunos do nono ano quiseram dar continuidade ao projeto da horta,iniciada o ano passado, pelos seus colegas de nono ano. do ano passado. A partir de meados de março o terreno será preparado e iniciar-se-ão as sementeiras. Haverá uma escala de tarefas, a repartir pelos alunos do 7ºB.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, iremos ter a ajuda dos funcionários da AFID (empresa de Carnaxide que trata dos espaços verdes da nossa escola). Serão dois funcionários que irão lavrar o terreno e espalhar o húmus, resultante da compostagem da relva cortada, perante os alunos que serão convidados a assistir, de forma a sensibilizá-los para as atividades rurais e de jardinagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A fertilização far-se-á a partir da ação de compostagem da relva cortada, adquirida nos espaços da escola e que permaneceu em sacos fechados, durante dois meses.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento existem restos de culturas do ano passado, que pretendemos remover para recipientes adequados, de forma a parcela ficar livre e ser preparada para ser fertilizada e receber as culturas deste ano.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove, a horta recebe a descarga de águas pluviais que é conduzida do teto do PBX, por tubagem vertical, até à calha de cimento horizontal,que liga a parede do PBX à horta.Não há retenção de águas em recipiente, para já, mas poderão surgir novas ideias.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de métodos artesanais, sem a aplicação de químicos industriais. Só se faz quando se verifica algum efeito de destruição de culturas. Este ano utilizou-se água com sabão azul para combater o pulgão em pé de alecrim.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgão e lesma. Foi necessário o ano passado na horta e este ano no jardim, pulverizar uma mistura de água com sabão azul. pensou-se em colocar potes com cerveja espalhados na parcela de terreno, mas a ideia não foi avante. Formigas também, quando surgiram os primeiros morangos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Tirar fotos e escrever artigos sobre as atividades para o painel do Eco-Escolas.No dia 21 de março vamos plantar árvores e semear na horta algumas culturas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Os delegados e subdelegados de quatro turmas de nono ano, propuseram no 1º conselho Eco- Escolas do ano passado, a criação de uma horta pedagógica. Com a ajuda da disciplina de Geografia e um funcionário da escola, entusiasta da natureza, estes alunos realizaram diversas tarefas, anotaram algumas atividades e tiraram algumas fotos. Atraíram outros alunos, especialmente alunos do sétimo ano. No 1º conselho Eco- Escolas deste ano letivo, três alunos de nono ano manifestaram vontade em prosseguir com as atividades da horta. Já estão em curso algumas ideias e as primeiras sementeiras far-sa-ão a partir de meados de março.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Os alunos do ano passado, fundadores da horta da escola, tiraram algumas fotos às atividades desenvolvidas, realizaram um cartaz com as etapas de construção da horta pedagógica, que foi colocado no painel do Eco- Escolas, no átrio principal da escola. De salientar, que surgiu uma escolopendra que virou tema de estudo do ecossistema local e não se matou o "bichinho", por achar-se que este tem a ação de equilibrar o efetivo de lagartixas na região.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Em Janeiro passado, iniciou-se a compostagem de relva cortada, obtida nos espaços verdes da escola. A relva foi colocada em dois sacos de lixo, que foram fechados. Mais tarde pretende-se adquirir ou fazer um compostor. Os alunos do 7ºB, com a professora de cidadania e desenvolvimento, irão iniciar atividades na horta, a partir de março. estes já possuem alguma experiência, que adquiriram durante o 1º período, por terem como projeto a "criação de um jardim vertical". Aprenderam a realizar compostagem em garrafas PET, a construir vasos PET, terrários para as suas plantas e a combater pragas com água e sabão azul. Está patente uma exposição, no átrio principal da escola, com as atividades realizadas durante o 1º período.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A partir de meados deste mês irá dinamizar-se, em simultâneo, a horta e o jardim. Os alunos do 7ºB e alguns alunos voluntários irão realizar atividades com o apoio da professora de Cidadania e Desenvolvimento, também coordenadora do Programa Eco- Escolas, professora Rosalina Moedas.

15.1. Link para a página da horta

Pretendemos ainda criar um blogue, com a ajuda do professor de TIC do 7ºB.

 

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Professor coordenador da horta: Rosalina Moedas