Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há seis anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Horta de cerca de 40 m2, implantada num pomar com laranjeiras e limoeiros de mais de 1000 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Núcleo Hortas Bio e aulas de Formação Cívica
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias envolveram-se neste projeto, cedendo as sementes e plantas utilizadas e também transmitindo aos alunos alguns conhecimentos sobre modos/ técnicas de culturas (alguns pais são agricultores e participam com os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos foram envolvidos na manutenção da horta e promoveram a sua divulgação na escola.
Algumas plantações foram utilizadas pelo curso profissional de cozinha para confecionar alguns pratos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção foi feita pelos alunos do núcleo Hortas Bio. Uma vez por semana, era feita a observação de culturas, arranque de infestantes e sacha.
7. Como é feita a preparação do solo?
1º Limpeza do solo.
2º Cava do terreno e fresagem.
3º Delimitação do espaço e plantação de uma sebe de alecrim pelo método de estacaria.
4º Colocação de composto e estrume.
5º Colocação das plantas e sementes.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes da própria escola (resíduos da cantina e folhas secas dos espaços exteriores).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Favas
-Abóbora, milho, feijão e chicória.
-Alface e cenoura
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi colocada rega gota a gota, feita diariamente.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
- A monitorização é feita por observação das plantas e arranque de partes doentes.
- Foi utilizada a infusão de urtigas para regar e borrifar as plantas cultivadas, servindo como fungicida e repelente de alguns insetos.
- Foi feita a plantação de arruda no sentido de afugentar alguns insetos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
No dia Eco-Escolas, que se realizará no dia 5 de junho, será feita a apresentação, exposição e venda de produtos da horta a toda a comunidade escolar.