Horta pequena (até 50m²)



3
50
2
Oficina de Jardinagem
7
4
Sim
Centro de Apoio à aprendizagem - Núcleo de Ensino Estruturado (Autismo)
Diário - porque temos animais (galinhas e patos).
Três vezes por semana rega, manutenção das plantações e das estufas.
Três vezes por semana - engloba a organização e limpeza dos espaços.
Na comunidade - venda de produtos cuja verba reverte para aquisição instrumentos e sementes/plantas para a horta.
Nos alunos - despertar uma maior consciência para a vida na natureza (ciclo da vida das plantas e dos animais), desenvolvimento da motricidade;
aprendizagem em contextos reais;
Desenvolvimento de questões relacionadas com a integração sensorial;
Responsabilização na execução de tarefas;
Diária - há um responsável diário para as tarefas diárias e que não podem ser descoradas (alimentar os animais e recolher os ovos);
Consoante o dia e o tempo da disciplina de cada aluno.
Estas tarefas são efetuadas preferente por todos os intervenientes,
no entanto o tempo que cada um intervém é diferente consoante o ritmo
e a funcionalidade de cada aluno.
Os assistentes operacionais fazem a maior parte da fertilização e mobilização dos solos.
Há o aproveitamento de todos os restos orgânicos que advêm da horta para a fertilização.
Faz-se também o aproveitamento das borras de café para adicionar ao solo.
Não
Ervas aromáticas
Plantações sazonais
Árvores de fruto
Sim
Através da utilização de recipientes.
Através da rega direta com mangueira.
Não
Não
Sim
Galinhas e patos
Confeção de sopas e outros pratos é semanalmente na Oficina de Culinária.
Aulas na horta também se realizam semanalmente.
A feira na escola ordinariamente duas vezes por ano e extraordinariamente sempre que há excedente de produtos.
Para além de todas as atividades desenvolvidas é um espaço onde nos podemos sentar a conversar, porque é um local agradável. Podemos dar aulas ao ar livre, sempre que as condições atmosféricas são favoráveis.