Escola Gaspar Frutuoso
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
65 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Área Vocacional: Educação Visual e Tecnológica
3.3. N.º de alunos envolvidos
45
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A implementação da horta na escola criou hábitos nos alunos ao nível da responsabilidade, sentido critico, cooperação e principalmente maior interesse na participação das atividades escolares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita todas as semanas pelas turmas responsáveis. Os alunos estão divididos em pequenos grupos (limpeza de terreno/ervas daninhas, manutenção do compostor, processo de rega, manutenção das plantas aromáticas e árvores de fruto no espaço exterior e interior da estufa).
7. Como é feita a preparação do solo?
A lmpeza é feita de forma manual ou atrraves de pequenas ferramnetas - ancinho e cacho.
A feritilização do solo é feita: borras de café, cascas de ovos trituradas e cascas de banana.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com o reaproveitamento do preparado das sopas e das saladas para o refeitório (cascas de batata, cenoura, cebola, tales de alface) e com cascas trazidas pelos alunos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita gota a gota ou com regador.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim uma vez por mês.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aulas na horta - duas vezes por semana com duas turmas diferentes
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Confeção de bolo de cenoura, com cenouras da "horta-com-vida"