Horta pequena (até 50m²)



Há 1 ano e meio
50m2
2
40
4
Sim
Criou-se um grupo de 6 familiares responsável pela manutenção da horta. As restantes famílias das 40 crianças, estão responsáveis pela rega durante o tempo mais quente.
Com a criação da horta verificou-se um envolvimento da comunidade na partilha de sementes e plantas e de sugestões de cultivo biológico. Várias pessoas visitaram a horta e quiseram inteirar-se da organização inerente à sua manutenção. Verificou-se também que algumas escolas vizinhas inspiraram-se na nossa horta para criarem as suas.
Nos alunos é evidente o elevado grau de satisfação que sentem de cada vez que cultivam, tratam e colhem o que plantaram. Verifica-se ainda o cuidado que têm com as plantas quando estão a limpar as ervas daninhas. Salienta-se ainda a motivação acrescida das crianças para o consumo de produtos hortícolas. Evidencia-se a importância que atribuem à horta pois em alguns casos incentivaram os pais a criarem uma horta em casa.
Um grupo de 6 familiares está responsável pela manutenção da horta e entre si combinam e repartem tarefas. Em dias acordados com as educadoras, esses familiares, à vez, vão às salas buscar as crianças (em grupos de 6) e em conjunto fazem o que estipularam fazer.
As crianças arrancam as ervas daninhas e os adultos com sacholas ou com a máquina de fresar revolvem a terra para ficar macia. Depois, espalha-se estrume de galinha, fornecido por um destes familiares, e volta-se a revolver a terra. Deixa-se ficar, dois ou três dias a descansar e de seguida dá-se início às sementeiras ou plantações.
Sim
Estamos a iniciar o processo de compostagem, numa parceria com o projeto "Aldeia Circular" (projeto partilhado da junta de freguesia de Seide S. Miguel com o nosso jardim-de-infância que visa a economia circular através da criação de um nova horta biológica e de um centro de compostagem).
Os materiais utilizados são apenas resíduos orgânicos.
Batata - batata doce - nabos - nabiças - couve penca - couve coração - couve lombarda - couve roxa - couve bróculos - couve flor - couve galega - espinafres - ervilhas de grão - ervilhas de quebrar - favas - feijão verde - tomate coração de boi - tomate caxuxo - tomate cereja - alface manteiga e frisada- abóbora nacional - abóbora da Guiné- Bissau - cebolas - alho - alho francês - pimento verde e vermelho - pepino - curgete - malaguetas - salsa - coentros - cidreira - hortelã.
Sim
Estamos a iniciar a recolha da água da chuva que está a ser feita com um bidão de cerca de 100litros, donde se retira com um balde pequeno para regar.
Durante os períodos que não há água da chuva, os adultos à vez (mediante uma tabela calendarizada) regam com água do poço que está acessível através de uma torneira e mangueira colocada estrategicamente no meio da horta.
No verão a rega é feita diariamente e nas outras épocas do ano verifica-se primeiro o estado de seca do solo e só depois é que se rega.
Sim. Através da observação direta e diariamente.
Não
Não
Feira na Escola - Sempre que há excedentes da horta faz-se uma venda aos familiares das crianças na entrada da escola. A verba angariada serve para financiar novos projetos ou para aquisição de materiais de apoio à horta.
Neste ano letivo já se realizou 4 vezes e envolveu 2 adultos e os 40 alunos (grupos de 10 em cada feira). Os alunos fizeram a colheita dos legumes, ajudaram a "montar a banca" e tiveram a tarefa de vender. Como se trata de produtos da nossa horta, quase todas as famílias fazem questão de os comprar alegando que por serem biológicos têm outro sabor.
Confeção de sopas e saladas- As crianças vão à horta colher os legumes e são elas que ajudam a confecionar as saladas. A sopa só fizemos uma vez na escola, no entanto, enviamos os legumes para a cozinha do 1º ciclo (onde é confecionada a comida que consumimos) para ser feita pela cozinheira.
Esta atividade de confeção de saladas, envolve as 40 crianças que, rotativamente em grupos de 2/3 crianças, as fazem com enorme satisfação.
Aulas na horta- Aproveitamos sempre a oportunidade de estar na horta para fazer aprendizagens curriculares. Por exemplo, a observação da germinação de leguminosas e o seu crescimento para se trabalhar as fases de vida de uma planta (ciências experimentais); a contagem de plantas colhidas e o seu tamanho (matemática); os intervalos de distância de cada planta (matemática); a divisão dos espaços para as plantações (geometria); nomes das plantas e descoberta de palavras que rimam (linguagem oral); ajuda e cooperação na manutenção da horta (desenvolvimento pessoal e social); origem das sementes (conhecimento do mundo).
Todas estas aprendizagens são transmitidas pelas crianças aos seus pais, revelando-se uma forma de comunicação de conhecimentos.
A Horta Biológica surgiu por sugestão dos pais, reforçando as boas práticas que o JI Seide S. Miguel vem implementando e que são fundamentais para o crescimento saudável e feliz das nossas crianças, nomeadamente: a alimentação equilibrada com a ingestão diária de fruta e legumes; o contacto com a natureza, mexendo na terra, água, lama e plantas; o envolvimento da família num trabalho colaborativo; a aprendizagem e acompanhamento do processo natural e evolutivo dos legumes e frutos.
E como as nossas refeições são confecionadas localmente, pretendemos também criar alguma sustentabilidade no consumo de hortícolas e frutícolas.
Deste modo, estamos a educar para o futuro. E para que todos tenham a possibilidade de aprender a cultivar e se sintam envolvidos neste projeto, dividimos as turmas em pequenos grupos que trabalham à vez sob orientação de um familiar responsável.
Foi construída uma pequena estufa neste espaço para, durante o inverno podermos ter alface e tomate para as saladas.
Evidenciamos ainda o reconhecimento da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão às boas práticas de cultivo da horta biológica, ao atribuir, em 28 de setembro de 2018, o Selo Visão25 ao nosso jardim-de-infância.
A nossa horta biológica não tem pagina própria. As informações/notícias sobre a sua manutenção são publicadas na página geral de facebook do JI Seide S. Miguel: https://www.facebook.com/ji.seides.miguel