Escola Básica da Gafanha da Nazaré
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Tempo indeterminado com interrupções ao longo de alguns anos letivos.
2. Área aproximada da horta (m²)
35 metros quadrados.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Clube Eco-Escolas
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Alguns familiares de alunos ofereceram sementes.
Indiretamente, alguns familiares dos alunos partilham conhecimentos com os mesmos, e por sua vez, estes aplicam no trabalho da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos manifestam grande interesse pelos trabalhos executados. Inclusive, alguns alunos que demonstram comportamentos indisciplinados em sala de aula, revelam atitudes muito positivas durante os trabalhos na horta.
O impacto na comunidade não é muito relevante, no entanto, há alunos que levam alguns produtos hortícolas para as suas casas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização da horta é realizada uma vez por semana! Por exemplo, uns encarregam-se da monda ou de novas sementeiras e outros da rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é revolvido, com a ajuda de um pequeno sacho, retiram-se as ervas daninhas e finalmente adiciona-se adubo orgânico, misturando-o com o solo.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos orgânicos fornecidos pela cantina da escola e pelos professores.
Os resíduos orgânicos utilizados, são: casca de fruta e de batata; restos de hortaliça, papelão, resíduos da horta e água.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos um pequeno prado, anexo à horta, onde foram semeadas plantas para atrair insetos(abelhas, joaninhas e borboletas.).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Usa-se a água da chuva, uma vez que a escola tem dois coletores de águas pluviais, e de um furo artesiano.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Monitorização faz-se por observação direta e semanalmente!
Fazemos rotação de culturas que evita o esgotamento do solo e associamos plantas para prevenir o aparecimento de pragas
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Sementeira em sala de aula, no Clube Eco-Escolas, e posterior transplante para a horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
No âmbito da realização de um cartaz sobre compostagem na aula de Educação Visual, as turmas 6º C, 6º D e 6º E, tiveram uma aula na horta, onde se explicou todo o processo de compostagem e onde os alunos puderam observar diretamente o processo.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Sementeira em sala de aula, no Clube Eco-Escolas.