Horta pequena (até 50m²)



Tempo indeterminado com interrupções ao longo de alguns anos letivos.
35 metros quadrados.
2
Clube Eco-Escolas
10
3
Sim
Alguns familiares de alunos ofereceram sementes.
Indiretamente, alguns familiares dos alunos partilham conhecimentos com os mesmos, e por sua vez, estes aplicam no trabalho da horta.
Os alunos manifestam grande interesse pelos trabalhos executados. Inclusive, alguns alunos que demonstram comportamentos indisciplinados em sala de aula, revelam atitudes muito positivas durante os trabalhos na horta.
O impacto na comunidade não é muito relevante, no entanto, há alunos que levam alguns produtos hortícolas para as suas casas.
A organização da horta é realizada uma vez por semana! Por exemplo, uns encarregam-se da monda ou de novas sementeiras e outros da rega.
O solo é revolvido, com a ajuda de um pequeno sacho, retiram-se as ervas daninhas e finalmente adiciona-se adubo orgânico, misturando-o com o solo.
Sim
Resíduos orgânicos fornecidos pela cantina da escola e pelos professores.
Os resíduos orgânicos utilizados, são: casca de fruta e de batata; restos de hortaliça, papelão, resíduos da horta e água.
Temos um pequeno prado, anexo à horta, onde foram semeadas plantas para atrair insetos(abelhas, joaninhas e borboletas.).
Sim
Usa-se a água da chuva, uma vez que a escola tem dois coletores de águas pluviais, e de um furo artesiano.
Monitorização faz-se por observação direta e semanalmente!
Fazemos rotação de culturas que evita o esgotamento do solo e associamos plantas para prevenir o aparecimento de pragas
Não
Não
Sementeira em sala de aula, no Clube Eco-Escolas, e posterior transplante para a horta
No âmbito da realização de um cartaz sobre compostagem na aula de Educação Visual, as turmas 6º C, 6º D e 6º E, tiveram uma aula na horta, onde se explicou todo o processo de compostagem e onde os alunos puderam observar diretamente o processo.
Sementeira em sala de aula, no Clube Eco-Escolas.