Escola Básica da Gafanha da Nazaré

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Tempo indeterminado com interrupções ao longo de alguns anos letivos.

2. Área aproximada da horta (m²)

35 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Clube Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Alguns familiares de alunos ofereceram sementes.
Indiretamente, alguns familiares dos alunos partilham conhecimentos com os mesmos, e por sua vez, estes aplicam no trabalho da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos manifestam grande interesse pelos trabalhos executados. Inclusive, alguns alunos que demonstram comportamentos indisciplinados em sala de aula, revelam atitudes muito positivas durante os trabalhos na horta.
O impacto na comunidade não é muito relevante, no entanto, há alunos que levam alguns produtos hortícolas para as suas casas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização da horta é realizada uma vez por semana! Por exemplo, uns encarregam-se da monda ou de novas sementeiras e outros da rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é revolvido, com a ajuda de um pequeno sacho, retiram-se as ervas daninhas e finalmente adiciona-se adubo orgânico, misturando-o com o solo.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos fornecidos pela cantina da escola e pelos professores.
Os resíduos orgânicos utilizados, são: casca de fruta e de batata; restos de hortaliça, papelão, resíduos da horta e água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos um pequeno prado, anexo à horta, onde foram semeadas plantas para atrair insetos(abelhas, joaninhas e borboletas.).

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Usa-se a água da chuva, uma vez que a escola tem dois coletores de águas pluviais, e de um furo artesiano.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Monitorização faz-se por observação direta e semanalmente!
Fazemos rotação de culturas que evita o esgotamento do solo e associamos plantas para prevenir o aparecimento de pragas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Sementeira em sala de aula, no Clube Eco-Escolas, e posterior transplante para a horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

No âmbito da realização de um cartaz sobre compostagem na aula de Educação Visual, as turmas 6º C, 6º D e 6º E, tiveram uma aula na horta, onde se explicou todo o processo de compostagem e onde os alunos puderam observar diretamente o processo.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Sementeira em sala de aula, no Clube Eco-Escolas.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica da Gafanha da Nazaré

Professor coordenador da horta: Helena Zália Martins Pereira