Projeto Novas Rotas
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
8 meses
2. Área aproximada da horta (m²)
12x6m
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Português, Ciências, Estudo do Meio, Matemática
3.3. N.º de alunos envolvidos
8
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Semanalmente.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta foi feita em espiral. Inicialmente era para ser em mandala, mas depois das pesquisas que os alunos realizaram ,compreendemos que não tínhamos área suficiente. Neste início, nesta espiral ,só plantamos ervas aromáticas para fazer chá e aromatizar os espaços da escola. Para além disto, temos plantados 2 araçazeiros e uma goiabeira.
Para fertilizar a horta, depois de várias pesquisas, os alunos construíram um minhocário, com a orientação de um pai.
Os alunos são responsáveis por cuidar da horta semanalmente e fazem-no de forma autónoma, de acordo com o seu grupo de responsabilidade.
Os desperdícios do refeitório (cascas de fruta) são aproveitados para o minhocário.
Os restos das comidas são utilizados na alimentação dos animais da quinta pedagógica da Norte Crescente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do grupo de Responsabilidade "Horta", orientado por um tutor, dividiram as diferentes tarefas entre si.
Assim, uns são responsáveis por tirar as ervas daninhas; outros pela rega; outros pelo minhocário; outros pela fertilização das plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Tudo foi feito com as crianças, depois de elas terem pesquisado sobre o processo e com a orientação de um engenheiro da Cresaçor.
1ª retiraram as pedras;
2. cavaram;
3 construíram a espiral com telhas
4. foram buscar terra e misturaram com húmus
5. fizeram as estacas das aromáticas
6. plantaram as aromáticas e as árvores de fruta
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Através do minhocário, com os restos das cascas de frutas (bananas e maçãs). As cascas dos citrinos são colocadas num recipiente com vinagre para perderem a sua acidez e serem, depois, colocadas no minhocário. Como não temos serviço de cozinha, porque as refeições são servidas por uma empresa, não temos mais ingredientes para fazer compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas e 3 árvores de fruta
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Semanalmente, os alunos regam com água da fonte.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Ainda não necessitamos de fazer nada. A combinação de diferentes ervas aromáticas teoricamente evita as pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Outra
Outra, qual?
Como a horta este ano é que foi construída, todas as atividades estiveram ligadas à sua criação
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Como a horta este ano é que foi construída, todas as atividades estiveram ligadas à sua criação.
1. Preparação do terreno
2. Construção da espiral
3. preparação das estacas
4. plantações
5 construção do minhocário
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
www.facebook.com/novasrotaseducacao