Escola Básica Guilherme Stephens

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o quarto ano que a coordenadora Eco-Escolas leva por diante uma pequena horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

Menos de 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Francês e Ensino Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Sente-se nos alunos a vontade e entusiasmo de participar nas tarefas inerentes à horta.
Quanto aos adultos, é frequente referirem que se deliciam ao passar pelo espaço onde foi criada a horta.
Por outro lado, foi ótimo colher alguns produtos da horta para confecionar as duas sopas aquando da Semana da Alimentação.
Alguns professores consomem alguns produtos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas inerentes à horta ocorrem em dois dias na semana e as tarefas são distribuídas pelos alunos, como seja o de plantar,semear, regar, apanhar ervas e colocá-las no compostor, varrer, remexer a terra, apanhar os legumes, cortar as couves para caldo verde, analisar as plantas com o intuito de encontrar alguns visitantes inesperados, etc

7. Como é feita a preparação do solo?

Como na sua maioria, a plantação / sementeira são realizadas em caixas de esferovite, a terra é comprada em sacos de 50 litros e por isso devidamente fertilizada.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todas as ervas daninhas e folhas secas da horta acabam no compostor assim como a maior parte das folhas caídas das árvores que se encontram na área envolvente à horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho francês, couve galega, brócolos, alfaces , rabanetes, salsa, coentros, cebolas, favas, ervilhas,...

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta possui um enorme vaso que faz de coletor da água da chuva a qual é utilizada sempre que necessário, com tempo seco.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Como se trata de uma horta pequena, todas as semanas, os legumes são vistos a pente fino para que nenhuma praga apareça ou se aparecer tentar-se que desapareça em pouco tempo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As faveiras apareceram com piolho minúsculo que foi combatido com água de ortigas e água com sabão (receita da Fernanda Botelho. Acabaram por desaparecer.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

À volta da horta e com alguns produtos da mesma, já se confecionou duas sopas na Semana da Alimentação.
A atividade foi levada a cabo pela coordenadora Eco-Escolas e uma colega colaboradora. Pela parte do Eco-Eco-Escolas foi a primeira vez que se realizou apesar de a intenção já ter sido idealizada nos dois anos anteriores. Foi demasiado interessante. Ver alunos ao lado das professoras muitíssimo entusiasmados na preparação dos legumes/ confeção das duas sopas e ainda um grupo de alunos que se ocupou de esculturas de frutos. Foi uma atividade que teve impacto quer pelo cenário que preparámos, quer pelo espaço escolhido no qual todos puderam acompanhar os diferentes momentos, quer posteriormente aquando da distribuição das sopas que saíram facilmente e nalgumas vezes houve repetição para além de perguntarem se no dia seguinte a atividade iria decorrer de novo. Curioso foi também constatarmos que muitos dos alunos trocaram o seu lanche - 15 horas - por um prato de sopa.
Para as professoras envolvidas, tratou-se de uma atividade que merece voltar a realizar-se.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

A par da confeção das sopas, realizou-se um concurso de quadras subordinado ao tema "Alimentação saudável". de salientar que houve bastante adesão ao concurso tendo participado dezenas de alunos com mais incidência no 2º ciclo.
Foram apurados três alunos aos quais vai ser entregue um diploma de participação e um avental com a imagem (a mesma imagem do diploma) onde os alunos inseriram as suas quadras.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Entrega dos prémios / diplomas aos alunos envolvidos no Concurso das quadras subordinado ao tema " Alimentação Saudável".

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta de há 4 anos para cá tem ganho o seu espaço na vida escolar de alguns alunos do Ensino Inclusivo.
É muito gratificante observar os alunos que a cada passo fazem descobertas na horta que os deixam imensamente felizes e com vontade de continuarem, desde a descoberta do pequeno rabanete que tenta a todo o custo encontrar os raios de sol a uma qualquer semente que comece a germinar.
Ainda a vontade de levarem para suas casas algumas sementes da horta da escola para acompanharem o crescimento das plantas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Guilherme Stephens

Professor coordenador da horta: Célia Maria Ferreira Henriques Neves Soeima