Horta pequena (até 50m²)



É o quarto ano que a coordenadora Eco-Escolas leva por diante uma pequena horta.
Menos de 50 m²
3
Francês e Ensino Especial
4
1
Não
Sente-se nos alunos a vontade e entusiasmo de participar nas tarefas inerentes à horta.
Quanto aos adultos, é frequente referirem que se deliciam ao passar pelo espaço onde foi criada a horta.
Por outro lado, foi ótimo colher alguns produtos da horta para confecionar as duas sopas aquando da Semana da Alimentação.
Alguns professores consomem alguns produtos da horta.
As tarefas inerentes à horta ocorrem em dois dias na semana e as tarefas são distribuídas pelos alunos, como seja o de plantar,semear, regar, apanhar ervas e colocá-las no compostor, varrer, remexer a terra, apanhar os legumes, cortar as couves para caldo verde, analisar as plantas com o intuito de encontrar alguns visitantes inesperados, etc
Como na sua maioria, a plantação / sementeira são realizadas em caixas de esferovite, a terra é comprada em sacos de 50 litros e por isso devidamente fertilizada.
Sim
Todas as ervas daninhas e folhas secas da horta acabam no compostor assim como a maior parte das folhas caídas das árvores que se encontram na área envolvente à horta.
Alho francês, couve galega, brócolos, alfaces , rabanetes, salsa, coentros, cebolas, favas, ervilhas,...
Sim
A horta possui um enorme vaso que faz de coletor da água da chuva a qual é utilizada sempre que necessário, com tempo seco.
Como se trata de uma horta pequena, todas as semanas, os legumes são vistos a pente fino para que nenhuma praga apareça ou se aparecer tentar-se que desapareça em pouco tempo.
Sim
As faveiras apareceram com piolho minúsculo que foi combatido com água de ortigas e água com sabão (receita da Fernanda Botelho. Acabaram por desaparecer.
Não
À volta da horta e com alguns produtos da mesma, já se confecionou duas sopas na Semana da Alimentação.
A atividade foi levada a cabo pela coordenadora Eco-Escolas e uma colega colaboradora. Pela parte do Eco-Eco-Escolas foi a primeira vez que se realizou apesar de a intenção já ter sido idealizada nos dois anos anteriores. Foi demasiado interessante. Ver alunos ao lado das professoras muitíssimo entusiasmados na preparação dos legumes/ confeção das duas sopas e ainda um grupo de alunos que se ocupou de esculturas de frutos. Foi uma atividade que teve impacto quer pelo cenário que preparámos, quer pelo espaço escolhido no qual todos puderam acompanhar os diferentes momentos, quer posteriormente aquando da distribuição das sopas que saíram facilmente e nalgumas vezes houve repetição para além de perguntarem se no dia seguinte a atividade iria decorrer de novo. Curioso foi também constatarmos que muitos dos alunos trocaram o seu lanche - 15 horas - por um prato de sopa.
Para as professoras envolvidas, tratou-se de uma atividade que merece voltar a realizar-se.
A par da confeção das sopas, realizou-se um concurso de quadras subordinado ao tema "Alimentação saudável". de salientar que houve bastante adesão ao concurso tendo participado dezenas de alunos com mais incidência no 2º ciclo.
Foram apurados três alunos aos quais vai ser entregue um diploma de participação e um avental com a imagem (a mesma imagem do diploma) onde os alunos inseriram as suas quadras.
Entrega dos prémios / diplomas aos alunos envolvidos no Concurso das quadras subordinado ao tema " Alimentação Saudável".
A horta de há 4 anos para cá tem ganho o seu espaço na vida escolar de alguns alunos do Ensino Inclusivo.
É muito gratificante observar os alunos que a cada passo fazem descobertas na horta que os deixam imensamente felizes e com vontade de continuarem, desde a descoberta do pequeno rabanete que tenta a todo o custo encontrar os raios de sol a uma qualquer semente que comece a germinar.
Ainda a vontade de levarem para suas casas algumas sementes da horta da escola para acompanharem o crescimento das plantas.