Horta pequena (até 50m²)



A nossa horta existe há cerca de 4 anos.
Aproximadamente 5 m².
2
Estudo do Meio e Educação para a Cidadania.
37
1
Sim
As famílias têm colaborado fornecendo sementes, plantas e estrume. Sempre que são solicitadas as famílias tentam ajudar.
Os pais, avós e as restantes pessoas da localidade gostam de ver a horta, muitas vezes dão ideias sobre o que devemos plantar em cada época. Por vezes, até querem comprar os nossos produtos biológicos.
A manutenção é feita pela auxiliar e pelos alunos. Todas as quartas -feiras (turma Ch14) e sextas-feiras (turma Ch23) durante 30 minutos os alunos dedicam o seu tempo à horta, preparando a terra, semeando, plantando, regando ou retirando as ervas daninhas.
No início do mês de dezembro começámos a limpar todas as ervas daninhas que se encontravam no terreno. Posteriormente cavámos a terra com uma enxada, colocámos estrume de frango que um avó trouxe e misturámos tudo com a ajuda da enxada.
Não
Foi elaborado um plano de plantação de acordo com as condições climatéricas, contudo houve necessidade de pequenas alterações. As culturas acabaram por ser aquelas que as famílias foram fornecendo, tais como: favas, alhos, beterraba, couve brócolo, alfaces,ervilha, espinafre, couve-flor, erva cidreira, frisális ...
Sim
Foram colocados baldes grandes, no tempo de chuva, na direção do telhado de modo a que as águas pluviais caíssem dentro deste. Contudo, a rega da Mini-horta infelizmente nem sempre foi feita como desejaríamos, por raramente conseguirmos regá-la com águas pluviais devido à pouca precipitação que houve. O nosso objetivo era regar o mais possível com essa água, quando isso não foi possível usamos água da torneira. A rega é feita pelos alunos com supervisão da professora e auxiliar.
Sempre que possível, verificávamos se havia alguma praga ou doença nas culturas.
Não
Não
Foram confecionadas saladas com as alfaces da nossa horta e os alunos também usaram as folhas das alfaces para colocarem na suas sandes.
Na horta, os alunos puderam observar as partes de uma planta e aprenderem as funções de cada uma dessas partes.
Participámos também no Projeto Mini-hortas promovido pelo Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, que colocou na nossa escola dois tabuleiros com substrato biológico, portanto além da pequena área de aproximadamente 5 m², também tínhamos mais 2 tabuleiros onde cultivámos vários produtos.