Escola Básica de Chãos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A nossa horta existe há cerca de 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Aproximadamente 5 m².
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e Educação para a Cidadania.
3.3. N.º de alunos envolvidos
37
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias têm colaborado fornecendo sementes, plantas e estrume. Sempre que são solicitadas as famílias tentam ajudar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os pais, avós e as restantes pessoas da localidade gostam de ver a horta, muitas vezes dão ideias sobre o que devemos plantar em cada época. Por vezes, até querem comprar os nossos produtos biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita pela auxiliar e pelos alunos. Todas as quartas -feiras (turma Ch14) e sextas-feiras (turma Ch23) durante 30 minutos os alunos dedicam o seu tempo à horta, preparando a terra, semeando, plantando, regando ou retirando as ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do mês de dezembro começámos a limpar todas as ervas daninhas que se encontravam no terreno. Posteriormente cavámos a terra com uma enxada, colocámos estrume de frango que um avó trouxe e misturámos tudo com a ajuda da enxada.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foi elaborado um plano de plantação de acordo com as condições climatéricas, contudo houve necessidade de pequenas alterações. As culturas acabaram por ser aquelas que as famílias foram fornecendo, tais como: favas, alhos, beterraba, couve brócolo, alfaces,ervilha, espinafre, couve-flor, erva cidreira, frisális ...
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foram colocados baldes grandes, no tempo de chuva, na direção do telhado de modo a que as águas pluviais caíssem dentro deste. Contudo, a rega da Mini-horta infelizmente nem sempre foi feita como desejaríamos, por raramente conseguirmos regá-la com águas pluviais devido à pouca precipitação que houve. O nosso objetivo era regar o mais possível com essa água, quando isso não foi possível usamos água da torneira. A rega é feita pelos alunos com supervisão da professora e auxiliar.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que possível, verificávamos se havia alguma praga ou doença nas culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Foram confecionadas saladas com as alfaces da nossa horta e os alunos também usaram as folhas das alfaces para colocarem na suas sandes.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Na horta, os alunos puderam observar as partes de uma planta e aprenderem as funções de cada uma dessas partes.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Participámos também no Projeto Mini-hortas promovido pelo Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, que colocou na nossa escola dois tabuleiros com substrato biológico, portanto além da pequena área de aproximadamente 5 m², também tínhamos mais 2 tabuleiros onde cultivámos vários produtos.