Escola Básica da Encarnação
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta teve início em 2009.
2. Área aproximada da horta (m²)
Área de 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Português, Estudo do Meio, Matemática, Cidadania e Expressão Plástica
3.3. N.º de alunos envolvidos
130
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas através do conselho Eco-Escolas, trimestralmente e ao longo do ano com a colaboração das famílias na recolha das sementes e de plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Sensibilização da importância dos produtos biológicos na alimentação e na saúde da comunidade educativa.
Identificação dos diferentes tipos de plantas;
Sensibilização para os efeitos nocivos dos produtos químicos utilizados nos produtos hortícolas e das suas consequências na saúde das pessoas e dos animais.
Mudar hábitos de consumo e diminuição da poluição quer a nível de resíduos sólidos quer do uso de pesticidas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está organizada com caixas de madeira que foram distribuídas por todas as turmas. A manutenção é feita pelos alunos das mesmas sobe a orientação dos professores. As tarefas são repartidas por todos os alunos envolvidos no projeto.
7. Como é feita a preparação do solo?
A horta foi melhorada, este ano letivo, com a colocação de caixas de madeira para jardinagem, terra e colocação de gravilha à volta para evitar a lama. Esta foi uma intervenção da Junta de Freguesia em resposta a um pedido no 1.º Conselho Eco-Escolas pelas docentes deste estabelecimento.
A limpeza é realizada pelas turmas envolvidas no projeto. A mobilização dos alunos é efetuada duas a três vezes por semana. A fertilização do solo é feita com estrume de cavalos e com o composto orgânico obtido com a compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada com as ervas daninhas retiradas da terra, quando é feita a limpeza e manutenção das caixas onde foram realizadas as sementeiras e as plantações da época. Na horta existem também algumas árvores (limoeiro, pereira, loureiro e nespereira) as suas podas também são colocadas na caixa de compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas da nossa horta são: alfaces, tomateiros, feijão, cenouras, salsa, curgetes, couves, coentros e abóboras, batata, melancia girassóis e flores de papel.
A consociação efetivou-se nas caixas n.º 1 e n.º 2.nomeadamente com: alfaces, tomates, couves galegas e portuguesas, alhos franceses, feijão verde, e morangueiros.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada pelos alunos, no período da manhã, sempre que verifica-se ser necessário, utilizando mangueira e regador.
A horta fica junto ao recreio que utilizam diariamente.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Fazemos rotação de culturas, para evitar o aparecimento de pragas e doenças;
Plantamos "Chagas" porque são repelentes naturais de alguns insetos;
Fazemos calda de urtigas com a qual borrifamos as plantas;
Borrifamos com vinagre ou cerveja;
Aplicamos borras de café para afastar as formigas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Borrifamos com cerveja para afastar os caracóis.
Aplicamos borras de café para afastar as formigas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Utilizou-se o chá príncipe no lanche dos alunos em vários momentos; foi servida limonada confecionada pelos alunos; consumiram salada com vários legumes da horta.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
As mais significativas são: A cidadania, o Estudo do Meio e a Matemática. Em média realizaram-se
6 vezes por trimestre. Envolveu as turmas participantes do projeto. Os alunos participaram ativamente em todas as atividades o que se refletiu nos hábitos de consumo e alimentares das famílias
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A nossa horta tem várias árvores de frutos, nomeadamente: pereira, limoeiro, nespereira e macieira. Tem também um loureiro, fisalis e chuchu e algumas ervas aromática: chá-príncipe e hortelã.
Para a reciclagem dos desperdícios da horta temos um compostor orgânico.