Horta pequena (até 50m²)



A horta teve início em 2009.
Área de 50 m2
6
Português, Estudo do Meio, Matemática, Cidadania e Expressão Plástica
130
2
Sim
As famílias são envolvidas através do conselho Eco-Escolas, trimestralmente e ao longo do ano com a colaboração das famílias na recolha das sementes e de plantas.
Sensibilização da importância dos produtos biológicos na alimentação e na saúde da comunidade educativa.
Identificação dos diferentes tipos de plantas;
Sensibilização para os efeitos nocivos dos produtos químicos utilizados nos produtos hortícolas e das suas consequências na saúde das pessoas e dos animais.
Mudar hábitos de consumo e diminuição da poluição quer a nível de resíduos sólidos quer do uso de pesticidas.
A horta está organizada com caixas de madeira que foram distribuídas por todas as turmas. A manutenção é feita pelos alunos das mesmas sobe a orientação dos professores. As tarefas são repartidas por todos os alunos envolvidos no projeto.
A horta foi melhorada, este ano letivo, com a colocação de caixas de madeira para jardinagem, terra e colocação de gravilha à volta para evitar a lama. Esta foi uma intervenção da Junta de Freguesia em resposta a um pedido no 1.º Conselho Eco-Escolas pelas docentes deste estabelecimento.
A limpeza é realizada pelas turmas envolvidas no projeto. A mobilização dos alunos é efetuada duas a três vezes por semana. A fertilização do solo é feita com estrume de cavalos e com o composto orgânico obtido com a compostagem.
Sim
A compostagem é realizada com as ervas daninhas retiradas da terra, quando é feita a limpeza e manutenção das caixas onde foram realizadas as sementeiras e as plantações da época. Na horta existem também algumas árvores (limoeiro, pereira, loureiro e nespereira) as suas podas também são colocadas na caixa de compostagem.
As culturas da nossa horta são: alfaces, tomateiros, feijão, cenouras, salsa, curgetes, couves, coentros e abóboras, batata, melancia girassóis e flores de papel.
A consociação efetivou-se nas caixas n.º 1 e n.º 2.nomeadamente com: alfaces, tomates, couves galegas e portuguesas, alhos franceses, feijão verde, e morangueiros.
Não
A rega é efetuada pelos alunos, no período da manhã, sempre que verifica-se ser necessário, utilizando mangueira e regador.
A horta fica junto ao recreio que utilizam diariamente.
Fazemos rotação de culturas, para evitar o aparecimento de pragas e doenças;
Plantamos "Chagas" porque são repelentes naturais de alguns insetos;
Fazemos calda de urtigas com a qual borrifamos as plantas;
Borrifamos com vinagre ou cerveja;
Aplicamos borras de café para afastar as formigas.
Sim
Borrifamos com cerveja para afastar os caracóis.
Aplicamos borras de café para afastar as formigas.
Não
Utilizou-se o chá príncipe no lanche dos alunos em vários momentos; foi servida limonada confecionada pelos alunos; consumiram salada com vários legumes da horta.
As mais significativas são: A cidadania, o Estudo do Meio e a Matemática. Em média realizaram-se
6 vezes por trimestre. Envolveu as turmas participantes do projeto. Os alunos participaram ativamente em todas as atividades o que se refletiu nos hábitos de consumo e alimentares das famílias
A nossa horta tem várias árvores de frutos, nomeadamente: pereira, limoeiro, nespereira e macieira. Tem também um loureiro, fisalis e chuchu e algumas ervas aromática: chá-príncipe e hortelã.
Para a reciclagem dos desperdícios da horta temos um compostor orgânico.