Escola Básica da Encarnação

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta teve início em 2009.

2. Área aproximada da horta (m²)

Área de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Português, Estudo do Meio, Matemática, Cidadania e Expressão Plástica

3.3. N.º de alunos envolvidos

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas através do conselho Eco-Escolas, trimestralmente e ao longo do ano com a colaboração das famílias na recolha das sementes e de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Sensibilização da importância dos produtos biológicos na alimentação e na saúde da comunidade educativa.
Identificação dos diferentes tipos de plantas;
Sensibilização para os efeitos nocivos dos produtos químicos utilizados nos produtos hortícolas e das suas consequências na saúde das pessoas e dos animais.
Mudar hábitos de consumo e diminuição da poluição quer a nível de resíduos sólidos quer do uso de pesticidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada com caixas de madeira que foram distribuídas por todas as turmas. A manutenção é feita pelos alunos das mesmas sobe a orientação dos professores. As tarefas são repartidas por todos os alunos envolvidos no projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta foi melhorada, este ano letivo, com a colocação de caixas de madeira para jardinagem, terra e colocação de gravilha à volta para evitar a lama. Esta foi uma intervenção da Junta de Freguesia em resposta a um pedido no 1.º Conselho Eco-Escolas pelas docentes deste estabelecimento.
A limpeza é realizada pelas turmas envolvidas no projeto. A mobilização dos alunos é efetuada duas a três vezes por semana. A fertilização do solo é feita com estrume de cavalos e com o composto orgânico obtido com a compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com as ervas daninhas retiradas da terra, quando é feita a limpeza e manutenção das caixas onde foram realizadas as sementeiras e as plantações da época. Na horta existem também algumas árvores (limoeiro, pereira, loureiro e nespereira) as suas podas também são colocadas na caixa de compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas da nossa horta são: alfaces, tomateiros, feijão, cenouras, salsa, curgetes, couves, coentros e abóboras, batata, melancia girassóis e flores de papel.
A consociação efetivou-se nas caixas n.º 1 e n.º 2.nomeadamente com: alfaces, tomates, couves galegas e portuguesas, alhos franceses, feijão verde, e morangueiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada pelos alunos, no período da manhã, sempre que verifica-se ser necessário, utilizando mangueira e regador.
A horta fica junto ao recreio que utilizam diariamente.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Fazemos rotação de culturas, para evitar o aparecimento de pragas e doenças;
Plantamos "Chagas" porque são repelentes naturais de alguns insetos;
Fazemos calda de urtigas com a qual borrifamos as plantas;
Borrifamos com vinagre ou cerveja;
Aplicamos borras de café para afastar as formigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Borrifamos com cerveja para afastar os caracóis.
Aplicamos borras de café para afastar as formigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Utilizou-se o chá príncipe no lanche dos alunos em vários momentos; foi servida limonada confecionada pelos alunos; consumiram salada com vários legumes da horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

As mais significativas são: A cidadania, o Estudo do Meio e a Matemática. Em média realizaram-se
6 vezes por trimestre. Envolveu as turmas participantes do projeto. Os alunos participaram ativamente em todas as atividades o que se refletiu nos hábitos de consumo e alimentares das famílias

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A nossa horta tem várias árvores de frutos, nomeadamente: pereira, limoeiro, nespereira e macieira. Tem também um loureiro, fisalis e chuchu e algumas ervas aromática: chá-príncipe e hortelã.
Para a reciclagem dos desperdícios da horta temos um compostor orgânico.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica da Encarnação

Professor coordenador da horta: Edite Maria Lucas Vieira da Silva