Escola EB Seide S. Miguel
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Fevereiro de 2019
2. Área aproximada da horta (m²)
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo Do Meio e desenvolvimento do Plano de Turma
3.3. N.º de alunos envolvidos
32
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Convidadas a vir a escola em parceria com a associação de pais e o projeto escola sem muros. pelo menos uma vês por mês.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Interesse demonstrado por alunos, famílias e toda a comunidade educativa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita no tempo letivo da disciplina de desenvolvimento do plano de Turma e com a ajuda da associação de pais.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita pelos alunos a fertilização e feita com material de compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
resíduos orgânicos que as crianças trazem de casa, ou então da nossa horta como as ervas daninhas secas que são retiradas e do jardim da escola, como a relva e folhas secas, são utilizados também restos das frutas dos lanches e da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves galegas e batatas
Tomates e alface
Broculos e courgettes
Ervas aromáticas
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
De acordo com as condições meteorológicas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
nada a registar
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Inicio das sementeiras: Os aluno sementaram seis espécies autóctones, amieiros,castanheiro,nogueira,aveleira,carvalho e pilriteiro.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
inicio da horta biológica- Plantação de couves Courgettes e broculos com a colaboração de alguns membros da associação de pais.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Plantação de tomates cherry, alfaces,ervas aromáticas com ajuda de avós de alguns alunos que se predispuseram a ajudar.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Envolvimento e interesse por parte de toda a comunidade escolar.