Escola Básica de Ervidel
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
janeiro de 2019
2. Área aproximada da horta (m²)
45 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
43
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que necessário, as famílias colaboram de acordo com a sua disponibilidade nas várias tarefas que vão surgindo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Após a apresentação do projeto, surgiram propostas de colaboração por parte de alguns elementos da comunidade interessados em partilhar os seus conhecimentos ou colaborar com os alunos na criação e manutenção da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Em pequenos grupos, integrando alunos das diferentes salas/ faixas etárias. As tarefas são distribuídas pelos vários elementos de cada grupo, sendo dois alunos responsáveis por cada tarefa.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e mobilização foi feita com recurso a pequenas máquinas disponibilizadas e manobradas por trabalhadores da Junta de Freguesia, no arranjo inicial do terreno e manualmente pelos alunos, no que se refere à limpeza de pedras e ervas.
A fertilização utilizada foi matéria orgânica que foi oferecida por um agricultor da localidade, uma vez que se aguarda a construção de um compostor.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas e produtos hortícolas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como ainda não foi possível a recolha de água da chuva foi criado pela Junta de freguesia um ponto de água junto à horta para facilitar a rega durante os períodos em que não chove.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Ainda não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta encontra-se em fase inicial pelo que ainda não foi possível realizar outras atividades relacionadas com a mesma.