Escola Básica e Secundária de Pampilhosa da Serra
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 3 anos, mas neste espaço foi o 1º ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
39
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, Matemática e Clube eco-escolas
3.3. N.º de alunos envolvidos
77
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias foram envolvidas na recolha de sementes e plantas para plantar na horta, no início dos trabalhos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O maior impacto da horta foi a nível comportamental, na medida em que os alunos de toda a escola têm sabido respeitar o espaço e as culturas de cada turma. Realça-se que a horta teve início em finais de março a partir de uma visita à feira municipal, onde os alunos puderam conhecer todo o tipo de plantas e selecionar as que queriam adquirir, mediante uma verba disponibilizada pelo Município. No início do ano letivo a escola detinha três compostores tendo sido estragados pelos alunos. No dia da água, foi celebrado o dia, com a criação de uma gota humana. Nesta atividade foi feito o apelo aos alunos para respeitarem as ideias que eles próprios tinham sugerido criar aquando da auditoria - hortas e plantação de árvores diversas. Atendendo aos baixos valores obtidos na auditoria, relativamente ao consumo de fruta, surgiu a ideia de, no dia da árvore, se plantarem árvores de fruto como forma de o celebrar. Porque havia registos das culturas serem estragadas, pensou-se em pedir a colaboração dos delegados ambientais de cada turma do 2º, 3º ciclos e secundário para apadrinharem uma turma de 1º ciclo ou pré-escolar, com o sentido dos ajudarem a proteger e a cuidar das árvores e das hortas. Os alunos gostaram da ideia e os resultados estão a ser muito satisfatórios uma vez que há alunos a predisporem-se a ajudar a cuidar das mesmas, não só a horta da sua turma mas também a das outras turmas. A gestão da rega é feita diariamente por uma turma que cuida da sua horta e da dos colegas, caso haja necessidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita mediante distribuição de tarefas entre professores titulares, educadora de infância, professoras de educação inclusiva, professor Eco-escolas e da respetiva coordenadora que, mediante o trabalho curricular de cada turma se analisa quem pode tratar nesse dia da mesma. Durante a plantação da horta todos os alunos do primeiro ciclo, pré-escolar e alguns da Educação inclusiva fertilizaram com estrume biológico e remexeram a terra com ancinhos feitos a partir de tubo de pvc e madeira, plantaram, regaram e acondicionaram uma planta com caruma para evitar o crescimento de ervas daninhas e haver uma maior rentabilização da frescura da terra. A rega diária é feita, normalmente, por uma turma com o apoio do professor e assistente operacional que vigiam o intervalo ou professores do clube Eco-escolas. Nos dias em que por alguma razão não tem havido disponibilidade para as turmas fazerem a rega diária, a mesma tem sido feita por um(a) assistente operacional, nomeadamente, ao fim de semana. A colheita feita até ao momento foi de morangos tendo sido os mesmos repartidos pela turma. Tentou-se fazer um livro de registos gráficos e escritos a respeito da horta, mas tal medida não tem sido sempre conseguida dado o elevado número de solicitações para atividades e nem sempre haver disponibilidade curricular para o fazer.
7. Como é feita a preparação do solo?
Atendendo a que nunca se tinha feito horta no espaço em questão foi feita a solicitação, em conselho Eco-escolas, de algum apoio logístico e humano, ao Município. Assim sendo, o jardineiro do município procedeu à limpeza do espaço, juntamente com os alunos, à sua divisão e colocação das cercas de madeira. Para a mobilização da terra foram usadas enxadas e um motocultivador para que a terra pudesse ficar mais arejada.
A fertilização foi feita uma única vez com estrume biológico - comprovado na embalagem.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Não foi realizada porque os compostores foram danificados pelos alunos, no início do ano letivo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram plantadas várias espécies de acordo com os gostos da turma: alfaces verdes e roxas, couves, beringelas, tomateiros, feijoeiros, abóboras, curgetes, morangueiros, pimentos, cebolas, alho francês, salsa, hortelã, coentros...
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Diariamente quando se faz a vistoria da necessidade de rega ou da necessidade de retirar alguma erva daninha é feita também a das pragas/doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
ATIVIDADE: Ida à feira municipal - início dos trabalhos na horta
Para dar início à plantação das hortas e porque fez sentido a nível curricular foi feita uma visita à feira municipal com o 1º ciclo, no sentido destes conhecerem as mais variadas plantas e escolherem as que gostariam de plantar e colher. Foi envolvida a educação inclusiva com um aluno do 3º ciclo e uma professora, assim como todo o 1º ciclo, com 54 alunos, os 4 professores de primeiro ciclo e os dois professores de apoio, incluindo a coordenadora do projeto eco-escolas. Não tendo participado o pré-escolar, por incompatibilidade horária assegurou-se a aquisição de plantas para que pudessem fazer a sua plantação. O Município comparticipou com verba para a aquisição das plantas tendo havido uma perfeita articulação e cooperação nesse sentido. Esta atividade foi realizada uma vez no ano, mas foi decisiva para o arranque das hortas uma vez que a mesma foi iniciada apenas em finais de março. Em termos de impacto na comunidade foi importante, uma vez que os frequentadores da feira notaram a presença das crianças dando uma vida maior à feira quinzenal. Para os vendedores de plantas foi importante registar mais vendas e para os alunos foi extremamente importante o contacto com a realidade que os familiares adultos vivem, nomeadamente em termos de planeamento de pequenas hortas familiares.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
ATIVIDADE: Plantação e tratamento da horta
Durante a tarde dedicada à atividade anterior e na manhã seguinte, as diferentes turmas fizeram a plantação das várias espécies adquiridas e que tinham semeado em aulas anteriores de Estudo do Meio (feijões). Neste sentido estrumaram a terra com estrume biológico; remecheram a terra com ancinhos criados para o efeito, a partir de troncos de madeira e restos de tubo de pvc ; abriram os buracos com pás, também criadas para o efeito (com o mesmo tipo de material); plantaram as diferentes espécies; colocaram caruma para rentabilizar a humidade da terra e não deixarem crescer ervas daninhas; por último, regaram o que plantaram com um regador.
Depois destes dias foram plantados mais feijoeiros, tendo em conta que alguns morreram, assim como mais morangueiros; colocaram-se estacas de madeira nas plantas que o necessitavam e retiraram-se ervas daninhas.
A rega da horta foi feita sempre que possível pelos alunos e consoante a necessidade, tendo-se o cuidado de se ir verificando diariamente o progresso das culturas e se se registava alguma praga ou doença.
O impacto causado na comunidade foi sentido na medida em que a população, que passa diariamente pela escola, pode assistir ao desenvolvimento das culturas e ao trabalho dos alunos na horta.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
ATIVIDADE: Cálculo do perímetro da horta
A atividade a descrever ocorreu da necessidade curricular de lecionar o conteúdo de matemática - perímetro, ao 3º ano. Estando a horta já plantada foi aproveitada para operacionalizar o conteúdo através de uma situação problemática, promovendo a motivação e a aprendizagem significativa.
Neste sentido a turma foi levada até à horta para fazer medições, registar medidas e resolver a situação problemática, que envolvia o cálculo do perímetro dos 6 pedaços de horta e especificamente, da horta da turma.
A atividade ocorreu uma vez no ano dando significância ao trabalho curricular, que muitas vezes não é levado em conta pelos alunos porque não conseguem ver a sua aplicabilidade na prática. Próximo das vivências dos familiares, este tipo de atividade está cada vez menos próximo da dos alunos, atendendo a hábitos cada vez mais sedentários e longe da agricultura. Assim sendo foi feita uma motivação para o trabalho curricular e para, em casa, haver uma reativação de práticas de ocupação de tempos livres mais saudáveis e de fomentação do trabalho colaborativo.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Na última semana de aulas perspetiva-se a confeção de pratos com os produtos da horta fomentando a alimentação saudável, nomeadamente de legumes. A rega da horta durante o período do verão deverá ser assegurada pelos assistentes operacionais e se possível pelos frequentadores do ATL que faz a ocupação dos alunos durante as férias.