Escola EB 2,3 do Maxial

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

A nossa horta foi assim em março
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

16 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Oficinas, Clube da Fotossíntese e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Cedência de sementes e espécies para cultivo; quando são solicitadas para o efeito.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Manutenção do espaço limpo - Prevenção contra incêndios/terreno agricultado;
Ter acesso a produtos mais saudáveis;
Os produtos são utilizados nos almoços temáticos organizados na escola;
Sensibilização para a importância da Terra.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores, alunos e funcionários trabalham em conjunto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Estrume biológico;

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existem recipientes para o efeito onde é colocada a biomassa produzida (desde ramos secos, cascas e sobras de comida)
Compostor

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, favas, espinafres, rabanetes, couves, coentros, salsa, alho françês.

Árvores de fruto: laranjeiras, limoeiros, macieiras,

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Gota a gota e mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta e quase diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lesmas com os resíduos da máquina de café e pacotes de chá;
Piolhos com as joaninhas, sapos e água com sabão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Símbolo da Escola e dos que têm gosto por manter o terreno cultivado;
Proporciona a valorização do trabalho manual e dos que nela trabalham;
É um "laboratório vivo" onde se pode observar o crescimento das espécies passo a passo.

15.1. Link para a página da horta

Piropo (Jornal Online da Escola)

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 do Maxial

Professor coordenador da horta: Ana Teresa Rodrigues