Escola EB 2,3 do Maxial
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
16 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Oficinas, Clube da Fotossíntese e Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Cedência de sementes e espécies para cultivo; quando são solicitadas para o efeito.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Manutenção do espaço limpo - Prevenção contra incêndios/terreno agricultado;
Ter acesso a produtos mais saudáveis;
Os produtos são utilizados nos almoços temáticos organizados na escola;
Sensibilização para a importância da Terra.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os professores, alunos e funcionários trabalham em conjunto.
7. Como é feita a preparação do solo?
Estrume biológico;
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existem recipientes para o efeito onde é colocada a biomassa produzida (desde ramos secos, cascas e sobras de comida)
Compostor
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, favas, espinafres, rabanetes, couves, coentros, salsa, alho françês.
Árvores de fruto: laranjeiras, limoeiros, macieiras,
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Gota a gota e mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, através da observação direta e quase diariamente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis e lesmas com os resíduos da máquina de café e pacotes de chá;
Piolhos com as joaninhas, sapos e água com sabão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Outra
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Símbolo da Escola e dos que têm gosto por manter o terreno cultivado;
Proporciona a valorização do trabalho manual e dos que nela trabalham;
É um "laboratório vivo" onde se pode observar o crescimento das espécies passo a passo.
15.1. Link para a página da horta
Piropo (Jornal Online da Escola)