Escola Básica da Freguesia da Carvoeira
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe desde 2009 e este ano sofreu melhoramentos.
2. Área aproximada da horta (m²)
24 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
11
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio/Conhecimento do MUndo, Português, Matemática, Educação Artística/Expressão Plástica e Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos
207
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
12
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboraram na preparação da horta em outubro com a colocação de caixas de madeira, terra, preparação da terra, colocação de estrume de cavalo, com a doação de sementes e plantas e ao longo do ano, sempre que houve venda de produtos hortícolas da nossa horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Na alteração de hábitos alimentares com o aumento significativo do número de alunos/crianças que comem fruta e legumes por iniciativa própria; aumento significativo de famílias que optam por produtos biológicos; maior sensibilidade para a não utilização de fertilizantes químicos e pesticidas; maior preocupação com a redução de resíduos sólidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma cuida do seu espaço na horta e decide os produtos que são semeados/plantados. Esta atividade envolve todos os alunos/crianças, docentes e as assistentes operacionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza foi feita pelas crianças/ alunos orientadas pelos docentes com apoio das famílias. Arrancaram as ervas e mexeram a terra com auxílio de instrumentos de jardinagem.
Foi adicionada terra para enriquecer a já existente;
A fertilização é feita com estrume de cavalo;
O combate das praga é feito com borras de café e sal.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas escolhidas são, maioritariamente, os legumes da época, nomeadamente: couves, nabiças, alho francês, alfaces, feijoeiros, faveiras, batateiras, beterrabas, tomateiros, morangueiras e ervas aromáticas.
Estes legumes foram utilizados para falar da importância de uma alimentação saudável, na saúde; dos cuidados a ter para não poluir a natureza e o ambiente; para falar que estes são bio-degradáveis e amigos do ambiente pois não poluem e na sua decomposição são fertilizantes.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Cada turma é responsável por regar a sua área de horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Cada turma é responsável pela monitorização da sua área.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As formigas foram afastadas com borras de café e as ervas daninhas combatidas com sal.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
A feira "Terra e Mar" realizou-se no segundo período e envolveu toda a comunidade educativa. Nesta, as famílias puderam adquirir os produtos da nossa horta, nomeadamente: couves,cenouras e alfaces.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Confecionou-se bolo de cenoura, sandes mistas com alface, salada de alface pelos grupos do Jardim de Infância. A salada foi degustada no refeitório durante a hora do almoço e o bolo na hora do lanche.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
As aulas na horta abrangeram todas as turmas e realizaram-se ao longo do ano, em várias ocasiões para observar as fases de crescimento das diversas plantas.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Na nossa horta existem algumas árvores como nespereira, bananeira, azevinho, loureiro e carvalho.