Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde que a escola foi construída (há 9 anos)
2. Área aproximada da horta (m²)
10m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Não se aplica
3.3. N.º de alunos envolvidos
95
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Colaboração na recolha de sementes;
Colaboração no "empréstimo" das galochas das crianças (sempre que é solicitado)
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As crianças gostam de cuidar da horta. Querem ver as plantas a crescer e de as regar. Os pais gostam de contribuir com sementes e de dar dicas.
Uma encarregada de educação trouxe phisalys para serem plantados por todas as salas.
As crianças levam, para casa, as favas e as batatas colhidas.
As crianças comem alface na hora do lanche, acompanhando-as com snaks de arroz.
Os morangos colhidos são transformados em lanche (salada de fruta ou ao natural).
Algumas hortaliças foram usadas na confeção de sopa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe uma escala de rega e de limpeza (semanal, caso assim haja essa necessidade).
As crianças participam ativamente nestas tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza efetuada por todas as crianças em colaboração com as educadoras.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi solicitado à Câmara Municipal de Mafra a disponibilização de um compostor. A compostagem deveria ser realizada a partir de restos de comida do refeitório e dos lanches das crianças. No entanto, e dado que não obtivemos resposta a este pedido, a compostagem não pode ser levada a efeito.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces(bróculos/abóboras/espinafres
Cenouras/coentros/favas/cebolas
Cebolas/batatas/cenouras
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Cada sala é responsável pelo seu espaço cultivado. No final da semana, a água dos cantis das crianças (antes dos mesmos serem higienizados) é vertida para um balde e procedemos à rega com a água aproveitada.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Plantação de batatas em garrafões.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Este concurso aconteceu apenas uma vez. Participaram todas as crianças com as suas educadoras, isto é 25 crianças/educadora (x 4 salas). Os espantalhos foram criados segundo as ideias das crianças, aproveitando materiais de desperdício existentes na sala (roupas velhas, chapéus sem uso, jornais...).
Fotografias
Atividade 2
Descrição
As aulas na horta decorreram em parceria com o projeto "a loja vai à horta" do AKI Mafra. Trouxeram muitas aprendizagens e experiências muito gratificantes. Ensinaram-nos a cuidar da laranjeira, que estava "doente".
Fotografias
Atividade 3
Descrição
A plantação de batatas em garrafões foi muito interessante. Todos os dias, as crianças investigavam o que ia acontecendo, para ver qual era aquele que primeiro germinava. No final, o entusiasmo das crianças à procura das batatas no meio da terra foi incrível (sempre que viam uma batata, gritavam de euforia). Foi um dia de festa.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Cada sala enfeitou a sua horta de forma diferente, para delimitar o espaço de cada canteiro.
As crianças adoram regar a horta, tirar ervas daninhas, observar as diferenças que acontecem dia após dia.