Horta pequena (até 50m²)



Desde que a escola foi construída (há 9 anos)
10m2
4
Não se aplica
95
4
Sim
Colaboração na recolha de sementes;
Colaboração no "empréstimo" das galochas das crianças (sempre que é solicitado)
As crianças gostam de cuidar da horta. Querem ver as plantas a crescer e de as regar. Os pais gostam de contribuir com sementes e de dar dicas.
Uma encarregada de educação trouxe phisalys para serem plantados por todas as salas.
As crianças levam, para casa, as favas e as batatas colhidas.
As crianças comem alface na hora do lanche, acompanhando-as com snaks de arroz.
Os morangos colhidos são transformados em lanche (salada de fruta ou ao natural).
Algumas hortaliças foram usadas na confeção de sopa.
Existe uma escala de rega e de limpeza (semanal, caso assim haja essa necessidade).
As crianças participam ativamente nestas tarefas.
Limpeza efetuada por todas as crianças em colaboração com as educadoras.
Sim
Foi solicitado à Câmara Municipal de Mafra a disponibilização de um compostor. A compostagem deveria ser realizada a partir de restos de comida do refeitório e dos lanches das crianças. No entanto, e dado que não obtivemos resposta a este pedido, a compostagem não pode ser levada a efeito.
Alfaces(bróculos/abóboras/espinafres
Cenouras/coentros/favas/cebolas
Cebolas/batatas/cenouras
Não
Cada sala é responsável pelo seu espaço cultivado. No final da semana, a água dos cantis das crianças (antes dos mesmos serem higienizados) é vertida para um balde e procedemos à rega com a água aproveitada.
Não.
Não
Não
Plantação de batatas em garrafões.
Este concurso aconteceu apenas uma vez. Participaram todas as crianças com as suas educadoras, isto é 25 crianças/educadora (x 4 salas). Os espantalhos foram criados segundo as ideias das crianças, aproveitando materiais de desperdício existentes na sala (roupas velhas, chapéus sem uso, jornais...).
As aulas na horta decorreram em parceria com o projeto "a loja vai à horta" do AKI Mafra. Trouxeram muitas aprendizagens e experiências muito gratificantes. Ensinaram-nos a cuidar da laranjeira, que estava "doente".
A plantação de batatas em garrafões foi muito interessante. Todos os dias, as crianças investigavam o que ia acontecendo, para ver qual era aquele que primeiro germinava. No final, o entusiasmo das crianças à procura das batatas no meio da terra foi incrível (sempre que viam uma batata, gritavam de euforia). Foi um dia de festa.
Cada sala enfeitou a sua horta de forma diferente, para delimitar o espaço de cada canteiro.
As crianças adoram regar a horta, tirar ervas daninhas, observar as diferenças que acontecem dia após dia.