Horta pequena (até 50m²)



Desde o ano letivo 2016/2017
50m2
1
Educação Especial
6
1
Sim
O voluntário é pai de um ex aluno que frequenta um projeto de apoio aos ex alunos com Necessidades Educativas Especiais que estavam sem apoio na sua vida adulta. Está permanentemente no projeto.
É frequente alguns pais enviarem sementes e plantas.
Embora já existisse no ano anterior, O projeto começou a ser mais desenvolvido no ano passado devido à necessidade de criar atividades para o projeto "Sim, Somos Capazes" de apoio aos ex alunos com NEE que se encontravam em casa sem apoio.
Plantamos aromáticas e chás que são consumidas na nossa cozinha pedagógica e bar. Também plantamos algumas plantas que os pais nos enviavam.
Este ano, foi montada uma estufa, oferecida pela Junta de Freguesia de Canelas.
O projeto tem tido um forte impacto na comunidade. Sobretudo, acreditam nas capacidades dos nossos jovens com NEE e estes sentem-se integrados.
Por outro lado, nota-se uma evidente diminuição dos atos de vandalismo nos espaços verdes da nossa escola pois todos os alunos respeitam o trabalho do grupo "Sim Somos Capazes". Paralelamente, o respeito pelos animais tornou-se também evidente.
Todos os alunos envolvidos no Projeto "Sim, Somos Capazes" fazem todas as tarefas rotativamente: semear; plantar; arrancar ervas; dar de comer às galinhas e patos, etc.
Temos algumas ferramentas que eram de um curso que tivemos na escola, com estas fizemos a limpeza do terreno que estava pejado de brita. Fazemos a compostagem dos restos vegetais da cozinha.
O encarregado de educação voluntário orienta os alunos no processo de preperação da terra para o cultivo.
Sim
Restos vegetais da cozinha e folhas das árvores.
Na terra - Chás, aromáticas e árvores de fruto. Também temos algumas couves.
Na água (hidroponia) - alfaces
Sim
A rega é realizada com a água acumulada no depósito que recolhe água da chuva.
A Direção Regional de Agricultura do Norte esteve na nossa escola e retirou várias aromáticas, no âmbito do controlo da Xyllella Fastidiosa. Embora não tenha sido detetada nas nossas plantas, a escola situa-se na área de intervenção devido à ocorrência desta bactéria em Vila Nova de Gaia.
Não
Sim
Galinhas, patos e garnisés.
https://www.facebook.com/pg/simsomoscapazes/photos/?tab=album&album_id=1549857921794303
Venda de alfaces:
Os professores e assistentes operacionais e técnicos são nossos clientes habituais e já não dispensam as nossas frescas e tenras alfaces.
Chás/infusões e aromatização:
No "Sim Café" são vendidos chás e infusões preparados com as plantas da nossa horta.
A utilização de ervas aromáticas, como os oregãos na confeção de pizza, quiches, é também um exemplo que que fazemos
Bolos
As galinhas já põem ovos regularmente, que são usados na confeção de bolos para venda no "Sim Café".
Alguns ovos também são vendidos à comunidade.
Embora sem grande experiência, estamos aos poucos a tornar os espaços verdes da escola numa quinta. A horta não surge pelo interesse dos professores mas sim pelo interesse dos alunos e ex alunos com NEE, que adoram tratar da terra e dos animais.
Quando verificamos que existe responsabilidade e que se adquiriram as competências,vamos atribuindo as tarefas e lançando novos desafios.
Não temos site específico da horta mas temos as publicações no facebook do projeto https://www.facebook.com/simsomoscapazes/