Escola Básica e Secundária de Canelas

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2016/2017

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

O voluntário é pai de um ex aluno que frequenta um projeto de apoio aos ex alunos com Necessidades Educativas Especiais que estavam sem apoio na sua vida adulta. Está permanentemente no projeto.
É frequente alguns pais enviarem sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Embora já existisse no ano anterior, O projeto começou a ser mais desenvolvido no ano passado devido à necessidade de criar atividades para o projeto "Sim, Somos Capazes" de apoio aos ex alunos com NEE que se encontravam em casa sem apoio.
Plantamos aromáticas e chás que são consumidas na nossa cozinha pedagógica e bar. Também plantamos algumas plantas que os pais nos enviavam.
Este ano, foi montada uma estufa, oferecida pela Junta de Freguesia de Canelas.
O projeto tem tido um forte impacto na comunidade. Sobretudo, acreditam nas capacidades dos nossos jovens com NEE e estes sentem-se integrados.
Por outro lado, nota-se uma evidente diminuição dos atos de vandalismo nos espaços verdes da nossa escola pois todos os alunos respeitam o trabalho do grupo "Sim Somos Capazes". Paralelamente, o respeito pelos animais tornou-se também evidente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos envolvidos no Projeto "Sim, Somos Capazes" fazem todas as tarefas rotativamente: semear; plantar; arrancar ervas; dar de comer às galinhas e patos, etc.

7. Como é feita a preparação do solo?

Temos algumas ferramentas que eram de um curso que tivemos na escola, com estas fizemos a limpeza do terreno que estava pejado de brita. Fazemos a compostagem dos restos vegetais da cozinha.
O encarregado de educação voluntário orienta os alunos no processo de preperação da terra para o cultivo.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos vegetais da cozinha e folhas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na terra - Chás, aromáticas e árvores de fruto. Também temos algumas couves.
Na água (hidroponia) - alfaces

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada com a água acumulada no depósito que recolhe água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A Direção Regional de Agricultura do Norte esteve na nossa escola e retirou várias aromáticas, no âmbito do controlo da Xyllella Fastidiosa. Embora não tenha sido detetada nas nossas plantas, a escola situa-se na área de intervenção devido à ocorrência desta bactéria em Vila Nova de Gaia.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos e garnisés.
https://www.facebook.com/pg/simsomoscapazes/photos/?tab=album&album_id=1549857921794303

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Venda de alfaces:

Os professores e assistentes operacionais e técnicos são nossos clientes habituais e já não dispensam as nossas frescas e tenras alfaces.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Chás/infusões e aromatização:
No "Sim Café" são vendidos chás e infusões preparados com as plantas da nossa horta.
A utilização de ervas aromáticas, como os oregãos na confeção de pizza, quiches, é também um exemplo que que fazemos

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Bolos
As galinhas já põem ovos regularmente, que são usados na confeção de bolos para venda no "Sim Café".
Alguns ovos também são vendidos à comunidade.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Embora sem grande experiência, estamos aos poucos a tornar os espaços verdes da escola numa quinta. A horta não surge pelo interesse dos professores mas sim pelo interesse dos alunos e ex alunos com NEE, que adoram tratar da terra e dos animais.
Quando verificamos que existe responsabilidade e que se adquiriram as competências,vamos atribuindo as tarefas e lançando novos desafios.

15.1. Link para a página da horta

Não temos site específico da horta mas temos as publicações no facebook do projeto https://www.facebook.com/simsomoscapazes/

 

Publicado por: avatar Escola Básica e Secundária de Canelas

Professor coordenador da horta: Odete Melo