Escola Secundária de Sacavém
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4anos
2. Área aproximada da horta (m²)
18 (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
ambiente/geografia
3.3. N.º de alunos envolvidos
16
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
0
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Fortalece a relação entre a comunidade escolar.
Envolve os alunos no processo de produção de alimentos.
Cria uma maior relação dos alunos (citadinos) com o mundo natural que adquirem conhecimentos sobre a agricultura biológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada semanalmente/ quinzenalmente consoante a necessidade de se realizar a monda ou a rega..
As tarefas são partilhadas rotativamente pelos alunos ( plantação,monda, rega e colheita dos produtos)
7. Como é feita a preparação do solo?
Iniciou-se com a limpeza do espaço eliminando as ervas infestantes, seguidamente procede-se á preparação do terreno dando uma pequena cava para remexer o solo. De seguida procedeu-se à fertilização do solo com esterco de animais e restos da compostagem envolvendo o fertilizante no solo com um ancinho.
Posteriormente, marcaram - se os canteiros, abriram-se os regos e procedeu-se à plantação das diferentes espécies.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada com os materiais retirados da monda da horta, folhas das árvores e restos dos produtos plantados
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve portuguesa, couve coração de boi, couve lombarda, couve flor, couve romanesca, aipo, acelga ,e morangueiro
Ervas aromáticas - diversas variedades de tomilho, erva príncipe, orégão,hortelã e erva cidreira
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada normalmente uma vez por semana, excepcionalmente ( duas vezes) por semana, quando as temperaturas excedem o normal para a época.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não existiram pragas
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Outra
Outra, qual?
Venda semanal dos produtos.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Os alunos realizaram vendas semanais ( 5 ) dos produtos hortícolas dentro da comunidade escolar ( funcionários e professores).
O impacto na comunidade foi positivo tendo-se verificado uma grande aderência dos professores e funcionários
Estiveram envolvidos aproximadamente 40 pessoas