Escola Básica Integrada Prof.ª Ana Maria Ferreira Gordo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
200 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais e DAC
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Pontualmente, explicando o modo de cultivo e a colheita.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os produtos hortícolas são utilizadas na confeção de sopas e saladas, contribuindo para uma alimentação mais saudável e sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita diariamente por alunos com necessidades educativas especiais.
Semanalmente, às quartas-feiras, no âmbito do DAC, Domínio de Autonomia Curricular.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza e mobilização manual da Terra
Fertilização com adubos naturais (esterco e composto orgânico).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de fruta, grama, palha, folhas secas, hortaliça, cascas de batata, borras de café, restos de pão
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, couve, morangos, batata, salsa, coentros, fava.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Através de mangueira e regador.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta