Escola EB1/JI de Porto Salvo

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde janeiro que existe o nosso POMAR

2. Área aproximada da horta (m²)

menos de 50m"

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

23

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

todas - cada turma tem uma árvore

3.3. N.º de alunos envolvidos

475

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

por vezes vêm fazer a manutenção do Pomar

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O projeto está a iniciar, como tal ainda é prematuro falar em impacto

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

todas as turmas têm uma árvore pela qual são responsáveis, pela rega, pela manutenção e decoração do espaço

7. Como é feita a preparação do solo?

logo que tenhamos composto dos restos de fruta que recolhemos diariamente, iremos utilizar para fertilizar as árvores

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

restos de fruta que recolhemos diariamente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

árvores de fruto

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

sempre que necessário a árvore é regada e as crianças foram sensibiladas para aavaliar o estado de secura do solo

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por cada turma e avisam o coordenador eco-escolas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

pulverizadas com uma sabonária. também vamos ter pendurados saquinhos com alecrim e rosmaninho

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB1/JI de Porto Salvo

Professor coordenador da horta: José Dias Bagulho