Escola Secundária de Caldas das Taipas
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
140
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Atividades para a vida ativa
3.3. N.º de alunos envolvidos
3
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Fornecendo espécies para transplantar na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos aprendem o ciclo de vida de algumas espécies vegetais, desde a sua sementeira até ao momento em que de novo voltam a dar sementes. Ficam também a conhecer a sazonalidade de algumas espécies vegetais.
Relativamente aos professores podem adquirir os produtos colhidos na horta, ficando também a conhecer a sazonalidade desses mesmos produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é efetuada pelos professores coordenadores do projeto Eco-escolas, pelos alunos e pelos assistentes operacionais. Todos os trabalhos referentes à manutenção da estrutura da horta é efetuada pelos assistentes operacionais. A manutenção do solo é efetuada pelos professores e alunos durante o período letivo. Nas interrupções das atividades letivas é efetuada pelos assistentes operacionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e mobilização do solo é efetuada recorrendo a utensílios manuais e elétricos (motoenxada). A fertilização é efetuada recorrendo ao composto produzido nos compostores da escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
É efetuada com os restos vegetais obtidos da limpeza do jardim da escola bem como com os restos da cantina, bar e sala dos professores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega só é efetuada quando as culturas necessitam.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Duas a três vezes por semana.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Feira na escola - Nesta atividade, depois da colheita dos legumes cultivados na horta, os mesmos são embalados. Posteriormente é efetuada uma pequena feira que permite que esses produtos possam ser vendidos à comunidade escolar. Esta compra é feita principalmente por parte dos professores.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aula na horta - Neste tipo de atividade os alunos efetuam todas as tarefas inerentes à exploração da horta, nomeadamente, preparação do terreno para as novas sementeiras ou plantações; sementeiras ou plantações de novas espécies; monda dos canteiros da horta; rega dos canteiros da horta; colheitas dos produtos da horta e embalamento dos produtos da horta para posterior venda na feira.