Escola Básica D. Dinis
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Dois anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Cidadania.
3.3. N.º de alunos envolvidos
60
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que pedimos ajuda, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa escola, disponibilizou-se para ajudar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita pelos alunos e professores do Clube Eco-Escolas, durante a hora de funcionamento do clube. Pontualmente, professores levam a sua turma e lecionam a sua aula no espaço da horta, realizando algumas tarefas. Temos sempre a ajuda de um funcionário da escola que, sempre que não é possível os alunos e professores responsáveis, regarem, ele realiza essa tarefa, principalmente, nos dias de maior calor.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo foi realizada uma primeira limpeza do terreno pelo coordenador da Horta Bio, com a ajuda de uma moto enxada aquirida este ano letivo pela escola e Associação de Pais e Encarregados de Educação. Após as plantações, os alunos e docentes do Clube Eco-Escolas fizeram a limpeza semanal das ervas (exceto nos dias de chuva). Utilizámos fertilizante natural (estrume de cavalo) que misturámos com a terra aquando das plantações.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano letivo foram plantadas/semeadas as seguintes culturas: favas, ervilhas, alfaces, couves, curgetes, abóboras, coentros, hortelã, tomates.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nos dias de chuva e muita humidade, não se realiza rega. Em dias de muito calor, a rega é feita apenas ao final do dia. Nos dias amenos, a rega é feita de dois em dois dias, exceto quando percebemos que o terreno está ainda com água suficiente ou, pelo contrário, necessita de água antes dos dois dias.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, todas as semanas, quando realizamos a limpeza da horta, verificamos se existe alguma planta com doença ou praga.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As favas apanharam "piolho negro" que foi combatido pulverizando com uma mistura de água com alho.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Alguns docentes de Ciências Naturais foram com os alunos para que estes tivessem a precessão de que os frutos se formas a partir da flor da planta e da importância dos insetos na polinização das flores(6ºano). Docentes de Ciências Naturais e Cidadania plantaram / semearam e regaram algumas das culturas existentes na horta.