Centro Escolar da Mealhada
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
40m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
13
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
215
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Na recolha de produtos para as sementeiras e plantações- 2º período-, e na na venda dos produtos-
no mercadinho - em outubro.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Nas aulas de estudo do meio permitindo uma abordagem prática do estudo da planta e formas de germinação e plantação. Estudo prático da agricultura biológica e sua importância. Envolvimento da comunidade na vida da escola com a venda dos produtos no mercadinho. Implementação do programa eco-escolas- responsabilizar os alunos por zelar e cuidar dos espaços exteriores da escola. Permite desenvolver a ligação à terra, natureza e aumentar o conhecimento prático sobre as plantas e sistemas de rega
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foram atribuídos talhões às turmas que manifestaram vontade de deles cuidar e os restantes foram cultivados com o envolvimento pontual de todos aos alunos e apoio direto da coordenadora da escola.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e preparação dos talhões a serem cultivados foi feita manualmente, cavando e ancinhando, com a ajuda dos funcionários e professores. O solo foi fertilizado com o composto do compostor.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os restos dos lanches dos alunos, recolhidos diariamente no recreio, e com as folhas recolhidas no exterior da escolas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Batata doce, milho, morango, feijão, pepino, pimento, tomate, cenoura, cebola, alho francês, couve, beterraba roxa, abóboras, alface, beringela, espinafre, fisális, framboesa, alfazema, lírios, statices, beijinhos de mãe, astromélias, hortências, craveiros, sardinheiras, suculentas, tomilho, cebolinho, hortelã, pimenta, salsa, coentros, alecrim, hipericão do Gerês, murta, louro. Árvores e arbustos: folhado, medronheiro e azevinho.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita nas horas menos quentes do dia, com a água da chuva, recolhida num pote e com a água canalizada.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Aula de Campo: a turma M3A, no dia 21 de fevereiro, foram para a horta com a professora titular da turma, com o objetivo de dar uma aula prática do estudo das plantas. A professora trouxe craveiros, sardinheiras e suculentas para plantar por estaca e os alunos trouxeram sementes, de sala. Prepararam a terra com um funcionário, retirando as ervas daninhas do talhão escolhidos para a plantação e regaram com o regador. pretendiam observar se e como as plantas se desenvolveriam e germinavam.Quando chegaram à sala produzir, no âmbito da disciplina de Português, individualmente textos sobre a aula.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aula na horta: a turma M3B, no dia 16 de maio, deslocou-se à horta para plantar uma Hortênsia que observou na sala de aula a ganhar raízes e que necessitava de ser plantada para se poder desenvolver. plantaram e regaram com água do pote (água recolhida da chuva). Observaram as outras plantas da horta e exploraram conhecimentos relativos ao seu desenvolvimento. No final foram para a sala de aula, e no âmbito da disciplina de Português produziram, a pares uma notícia sobre a atividade.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Semana da árvore, floresta e água (de 18 a 22 de março): todas as turmas do centro escolar se deslocaram à horta, durante a semana, pelo menos uma vez, para realizar experiências, observar o composto do compostor, as plantas existentes na horta, a preparação de talhões e fazer sementeiras/ plantações