Horta pequena (até 50m²)


3 anos
40m2
13
Estudo do meio
215
3
Sim
Na recolha de produtos para as sementeiras e plantações- 2º período-, e na na venda dos produtos-
no mercadinho - em outubro.
Nas aulas de estudo do meio permitindo uma abordagem prática do estudo da planta e formas de germinação e plantação. Estudo prático da agricultura biológica e sua importância. Envolvimento da comunidade na vida da escola com a venda dos produtos no mercadinho. Implementação do programa eco-escolas- responsabilizar os alunos por zelar e cuidar dos espaços exteriores da escola. Permite desenvolver a ligação à terra, natureza e aumentar o conhecimento prático sobre as plantas e sistemas de rega
Foram atribuídos talhões às turmas que manifestaram vontade de deles cuidar e os restantes foram cultivados com o envolvimento pontual de todos aos alunos e apoio direto da coordenadora da escola.
A limpeza e preparação dos talhões a serem cultivados foi feita manualmente, cavando e ancinhando, com a ajuda dos funcionários e professores. O solo foi fertilizado com o composto do compostor.
Sim
Com os restos dos lanches dos alunos, recolhidos diariamente no recreio, e com as folhas recolhidas no exterior da escolas.
Batata doce, milho, morango, feijão, pepino, pimento, tomate, cenoura, cebola, alho francês, couve, beterraba roxa, abóboras, alface, beringela, espinafre, fisális, framboesa, alfazema, lírios, statices, beijinhos de mãe, astromélias, hortências, craveiros, sardinheiras, suculentas, tomilho, cebolinho, hortelã, pimenta, salsa, coentros, alecrim, hipericão do Gerês, murta, louro. Árvores e arbustos: folhado, medronheiro e azevinho.
Sim
A rega é feita nas horas menos quentes do dia, com a água da chuva, recolhida num pote e com a água canalizada.
Não
Não
Não
Aula de Campo: a turma M3A, no dia 21 de fevereiro, foram para a horta com a professora titular da turma, com o objetivo de dar uma aula prática do estudo das plantas. A professora trouxe craveiros, sardinheiras e suculentas para plantar por estaca e os alunos trouxeram sementes, de sala. Prepararam a terra com um funcionário, retirando as ervas daninhas do talhão escolhidos para a plantação e regaram com o regador. pretendiam observar se e como as plantas se desenvolveriam e germinavam.Quando chegaram à sala produzir, no âmbito da disciplina de Português, individualmente textos sobre a aula.
Aula na horta: a turma M3B, no dia 16 de maio, deslocou-se à horta para plantar uma Hortênsia que observou na sala de aula a ganhar raízes e que necessitava de ser plantada para se poder desenvolver. plantaram e regaram com água do pote (água recolhida da chuva). Observaram as outras plantas da horta e exploraram conhecimentos relativos ao seu desenvolvimento. No final foram para a sala de aula, e no âmbito da disciplina de Português produziram, a pares uma notícia sobre a atividade.
Semana da árvore, floresta e água (de 18 a 22 de março): todas as turmas do centro escolar se deslocaram à horta, durante a semana, pelo menos uma vez, para realizar experiências, observar o composto do compostor, as plantas existentes na horta, a preparação de talhões e fazer sementeiras/ plantações