Escola EB de Landim
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde fevereiro de 2019
2. Área aproximada da horta (m²)
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
A horta pretende ser utilizada como um laboratório ao ar livre para as aulas de Matemática, Estudo do Meio e português através de atividades que despertem o interesse dos alunos no cuidado com o ambiente.
3.3. N.º de alunos envolvidos
72
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
O envolvimento das famílias foi feito através do enquadramento em Conselho Eco-Escolas, e através do Blogue da nossa escola. São ainda os pais que participam no fornecimento de plantas e sementes bem como em materiais para a compostagem. A continuidade deste projeto tem por base um maior envolvimento das famílias na partilha de conhecimentos, no acompanhamento do desenvolvimento da horta e na própria participação direta no cultivo das plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Ao longo da implementação da horta verificamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias abordadas nas salas. A horta proporciona diversas possibilidades de exposição destes temas e permite o desenvolvimento de ações pedagógicas em equipa, explorando a multiplicidade e interdisciplinaridade das diferentes formas de aprender e de ensinar. Neste sentido, a horta possibilita intervir na cultura dos alunos e envolver a participação dos professores em novas práticas pedagógicas. Permite ainda, consolidar os conhecimentos e fomentar o gosto e o respeito pela Natureza e pela preservação e engrandecimento do património natural da região.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Por uma questão de facilidade de manutenção e organização, a horta está dividida em parcelas, cabendo a cada turma uma parcela. Assim, cada turma é responsável pelas diversas etapas da sua parcela e por dar a conhecer às outras turmas e à comunidade o trabalho desenvolvido. O planeamento do projeto da horta foi planeado de modo a que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo e participem diretamente de cada uma dessas etapas.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do projeto e, em virtude do solo da horta, compactar com facilidade, foi necessária a sua mobilização, com auxílio da fresa tendo sido inicialmente realizada a limpeza dos detritos existentes. A preparação do solo foi feita com recurso a húmus, recolhido na localidade e terra vegetal. Houve depois o cuidado de se fazer uma planificação da horta tendo sido desde logo selecionadas as plantas a cultivar de acordo com a época de cada uma e de forma a não desenvolver pragas, antes sim a controlá-las.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos um compostor onde juntamos resíduos orgânicos que as crianças trazem de casa, ou então da nossa horta como as ervas daninhas secas que são retiradas e do jardim da escola, como a relva e folhas secas, Colocamos em camadas alternadas de verdes e castanhos misturando diversos e diferentes materiais: restos vegetais, relva, palha, aparas de poda, borras de café, saquinhos de chá, folhas secas, entre outros.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Quanto a hortícolas são cultivadas alfaces, couve lombarda e couve-galega, cenouras, tomateiros de tomate coração e de tomate redondo, alhos, cebolas e espinafres. Relativamente às plantas aromáticas são cultivadas cidreira, salsa, hortelã, coentros, tomilho, orégãos e alecrim. Toda a orla da horta tem plantas aromáticas para atrair os insetos auxiliares que ajudam a afastar as pragas naturais das culturas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é manual com a ajuda de regadores e garrafas e é efetuada ao fim das aulas, depois das 17:30 com alunos voluntários acompanhados por um dos professores responsáveis.
Sempre que existente, a água utilizada é a recolhida das chuvas em barricas colocadas para o efeito durante todo o ano.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Para evitar o aparecimento de pragas e doenças é feita a limpeza da horta de ervas daninhas e outras sujidades de uma forma regular/diariamente e feita à mão. Outra prática é a manutenção de diversidades de culturas tendo sido feita a seleção (cultura) de culturas adaptadas às condições da nossa região. Nas bordas dos canteiros temos hortelã, salsa, cebolinho e coentros de forma a funcionarem como repelentes para espantar algumas pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Nada a registar.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Início da horta biológica- Plantação de couves, saboia e alfaces com a colaboração de um avô de um aluno do "Clube Amigos do Ambiente".
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Plantação de ervas aromáticas, morangueiro e uma árvore de mirtilos.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Em torno da horta realizam-se ações de sensibilização, uma vez por mês destinadas a alunos, e confeção de alimentos, todas as sextas-feiras (saladas, sopas e tarte de legumes) com recurso aos produtos agrícolas produzidos na horta. Assim o que as crianças comem é efetivamente o resultado do seu trabalho, o que incentiva de forma agradável o seu consumo.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta funciona como laboratório vivo para o desenvolvimento das mais variadas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, atuando como complemento para o processo ensino-aprendizagem e estimulando o trabalho coletivo entre os agentes sociais envolvidos. Torna a nossa escola mais alegre e corresponsabiliza os nossos alunos na dinamização da mesma, seja na construção dos canteiros, na seleção das plantas, no planeamento, na preparação da terra, na obtenção de mudas e sementes, no plantio e no que vão fazer com o que colherem, fazendo assim com que as nossas crianças valorizem o funcionamento da natureza por meio de uma situação concreta.
Gradualmente as famílias dos alunos vão alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.