Escola Secundária Alves Martins
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
30 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Biologia e Geologia
3.3. N.º de alunos envolvidos
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A intervenção do AKI, no ano passado, levou os alunos e toda a comunidade escolar e local a ter mais atenção à importância da agricultura no meio urbano e nas escolas como ferramenta educacional.
A horta da ESAM é sem dúvida um doa melhores exemplos do trabalho realizado pela equipa Eco-Escolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Organizada entre a equipa coordenadora de professores e as funcionárias envolvidas.
7. Como é feita a preparação do solo?
De 2 em 2 meses faz-se limpeza das ervas daninhas. Prepara-se a terra para novas culturas. Os alunos são mobilizados mensalmente numa visita à horta.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de leguminosas. Folhas do recinto escolar. Ervas daninhas que sejam arrancadas da terra.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangueiros. Tomates. Pepinos. Batata Doce. Cebolas. Flores comestíveis. Favas. Couves. Agrião. Alho-francês. Ervas aromáticas de vários tipos. Couve-roxa. Pimentos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na Primavera/Verão, todos os dias, caso seja necessário regar é utilizada uma mangueira instalada no local.
No outono/inverno é praticamente a água da chuva que rega a horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não tem ocorrido aparecimento de pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
- Recente intervenção do AKI permitiu que a horta esteja mais bonita e mais acessível a todos os alunos.