Externato de S. José
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A escola teve horta desde sempre. Cuidada pela Comunidade religiosa. Para os alunos cuidarem há cerca de 6 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta dos alunos é pequena, formada por um conjunto de 19 módulos de 2 peças cada (horta vertical) no Jardim de Infância, o 1º ciclo tem um talhão de 15m quadrados.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
o que diz respeito a Ciências Naturais e Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
85
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Essencialmente, a horta serve para as crianças perceberem que os legumes, as saladas e as hortaliças nascem e crescem na terra e não nas embalagens do supermercado. Verem as plantas nascer é para as crianças uma descoberta sempre nova e fascinante.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização é feita pelas professoras e educadoras.
7. Como é feita a preparação do solo?
No Jardim de Infância a terra vegetal é renovada nos módulos, no talhão do Jardim de Infância, o jardineiro prepara o que é mais difícil e depois as crianças com as professoras fazem as suas experiências.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
alfaces, favas, ervilhas, cebolas, coentros, morangos...
feijão, nabiças, couves, plantas aromáticas, salsa, hortelã...
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita, ao fim do dia, com a ajuda das crianças com pequenos regadores.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não tem sido necessário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
O dia da alimentação saudável no Jardim de Infância teve muito sucesso. envolveu todo o Jardim de Infância 105 crianças, 5 educadoras, 7 vigilantes.
Os 3 anos fizeram um bolo de cenoura, os 4 anos espetadas de fruta para o lanche da manhã e os 5 anos uma deliciosa sopa de legumes.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Muitos dos professores gostam de dar as aulas na Horta ou no Jardim, quando o tema se relaciona com plantas, sementes ou diferenciação das espécies. Mas não fazem registos fotográficos.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta é um elemento pedagógico que contribui para a formação integral dos alunos, ajudando também a desenvolver neles o sentido de pertença à terra.