Escola EB Ferreira de Castro
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
30 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais , Geografia e Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta situa-se junto ao Centro de Apoio à Aprendizagem e os alunos gostam de colaborar nas operações de rega e de limpeza ou simplesmente de passear no local. A equipa da asinoterapia também usa o local, não só para os burros mas também para o ponei e o coelho.
Alguns dos alunos da escola que cumprem penas de trabalho comunitário pedem para ir para a horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Como não existiu este ano disciplina nem clube de jardinagem, a manutenção da horta foi feita de forma casuística pela equipa de professores da Eco-Escola, pelos professores e alunos do Centro de Aprendizagem, pelos alunos a cumprir trabalho comunitário e por uma funcionária da escola.
7. Como é feita a preparação do solo?
Manualmente, com ferramentas tradicionais.
Não foi feita fertilização, porque se faz pousio e rotação de culturas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos um compostor de plástico oferecido por uma professora e colocamos lá ervas daninhas, folhas de choupo e resíduos orgânicos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas: funcho, alfazema, cidreira, alecrim, menta, oregãos, salva e arruda.
Outras plantas comestíveis: espinafres selvagens, linhaça e morangos.
Flores: capuchinha e jarros.
Suculentas várias.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos um ponto de água a que está ligada uma mangueira. Sempre que nos parece que as plantas precisam de ser regadas a pessoa que estiver mais disponível rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim.
Até agora não tivemos qualquer praga ou doença.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
Trabalho comunitário.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Realizou-se uma vez com cada turma do 5º ano.
Aula realizada pelos professores de Ciências Naturais sobre as suculentas
(Plantas xerófilas).