Horta grande (superior a 50m²)



Desde o ano letivo 2015/2016 mas antes disso, já havia ervas aromáticas em vasos e em canteiros
Temos uma horta pequena com cerca de 40m2 e outra bastante maior com mais de 200 m2
2
Serviços de Cozinha e Pastelaria
cerca de 35
3
Sim
Alguns encarregados e educação e familiares doam sementes para a horta
A horta possibilita aos alunos o contacto com espécies vegetais até então desconhecidas. Aprendem a reconhecer as principais espécies utilizadas na nossa gastronomia.
Sempre que necessário as regas são efetuadas ao início da manhã e/ou ao final do dia. As sementeiras, podas e limpezas são coordenadas por um professor e pelos assistentes operacionais. Os alunos participam normalmente acompanhados pelo professor, embora algumas colheitas sejam realizadas de forma autónoma.
Se for necessário, são removidas as pedras e outros elementos estranhos ao cultivo. Posteriormente a terra é enriquecida com o composto preparado no ano letivo anterior.
Sim
A compostagem é realizada com recurso aos resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas e nos restaurantes da escola. Esta camada de verdes é alternada com os castanhos produzidos na escola, nomeadamente as folhas caídas das árvores de folha caduca, espigas debulhadas e matéria de poda.
São produzidas mais de 50 espécies vegetais incluindo ervas aromáticas, flores comestíveis, frutos, cereais, brássicas, tubérculos, raízes, legumes de fruto e leguminosas.
Sim
A escola possui um poço localizado na zona mais alta. Existe um depósito onde a água é armazenada e a rega é feita com recurso a mangueiras por ação da gravidade.
Não há monitorização de pragas ou doenças. É feita inspeção visual sempre que são realizadas intervenções na horta.
Não
Não foram registadas pragas este ano mas existem joaninhas que habitam por rotina na horta.
Não
Relativamente à confeção de pratos é a atividade que se realiza de forma mais reiterada. Os concursos assumiram a forma de jogos no Open Day (30/04). As aulas na horta acontecem amiúde.