Escola Profissional Infante D. Henrique
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 2015/2016 mas antes disso, já havia ervas aromáticas em vasos e em canteiros
2. Área aproximada da horta (m²)
Temos uma horta pequena com cerca de 40m2 e outra bastante maior com mais de 200 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Serviços de Cozinha e Pastelaria
3.3. N.º de alunos envolvidos
cerca de 35
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Alguns encarregados e educação e familiares doam sementes para a horta
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta possibilita aos alunos o contacto com espécies vegetais até então desconhecidas. Aprendem a reconhecer as principais espécies utilizadas na nossa gastronomia.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Sempre que necessário as regas são efetuadas ao início da manhã e/ou ao final do dia. As sementeiras, podas e limpezas são coordenadas por um professor e pelos assistentes operacionais. Os alunos participam normalmente acompanhados pelo professor, embora algumas colheitas sejam realizadas de forma autónoma.
7. Como é feita a preparação do solo?
Se for necessário, são removidas as pedras e outros elementos estranhos ao cultivo. Posteriormente a terra é enriquecida com o composto preparado no ano letivo anterior.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada com recurso aos resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas e nos restaurantes da escola. Esta camada de verdes é alternada com os castanhos produzidos na escola, nomeadamente as folhas caídas das árvores de folha caduca, espigas debulhadas e matéria de poda.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
São produzidas mais de 50 espécies vegetais incluindo ervas aromáticas, flores comestíveis, frutos, cereais, brássicas, tubérculos, raízes, legumes de fruto e leguminosas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A escola possui um poço localizado na zona mais alta. Existe um depósito onde a água é armazenada e a rega é feita com recurso a mangueiras por ação da gravidade.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não há monitorização de pragas ou doenças. É feita inspeção visual sempre que são realizadas intervenções na horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Não foram registadas pragas este ano mas existem joaninhas que habitam por rotina na horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Concursos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Relativamente à confeção de pratos é a atividade que se realiza de forma mais reiterada. Os concursos assumiram a forma de jogos no Open Day (30/04). As aulas na horta acontecem amiúde.