Escola EB de Avidos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
8 de fevereiro de 2019
2. Área aproximada da horta (m²)
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio e Desenvolvimento do Plano Turma (disciplina não curricular)
3.3. N.º de alunos envolvidos
28
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
São convidadas a vir à escola em parceria com o Projeto "Escola sem Muros".
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Interesse demonstrado pelos alunos e famílias.
Envolvência de todos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita no tempo letivo destinado ao Desenvolvimento do Plano Turma (disciplina não curricular).
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita pelos alunos e a fertilização é feita com material da compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Como verdes são utilizados os restos das frutas dos lanches e da cantina.
Restos que os alunos trazem de casa.
Os castanhos recorremos às folhas que temos na escola, que os alunos trazem de casa e de uma bouça (mata) que existe perto da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves galegas e Batatas
Ervas aromáticas e Flores
Salsa
Courgettes e cenouras
Abóboras
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
De acordo com as condições meteorológicas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Foram plantadas plantas aromáticas como a arruda para prevenção da lagarta da couve.
Sempre com recursos a métodos naturais.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Inicio da horta biológica - Plantação de couves com a colaboração de um avô de uma aluna, dos alunos do clube "Super Heróis da Natureza" e professora.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Plantação de beterrabas, alfaces, salsa e sementeira de flores com a colaboração de uns avós de uns alunos, dos alunos do clube "Super Heróis da Natureza" e professora.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Sementeira de abóboras e cenouras, pelos alunos do clube "Super Heróis da Natureza" e professora e também a colaboração do uns avós de uns alunos.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Envolvimento e interesse por parte dos alunos, familiares e de uma maneira geral, toda a comunidade escolar.
15.1. Link para a página da horta
https://www.facebook.com/Eb1ji-de-Avidos-701743723239481/; https://www.facebook.com/camilo.castelobranco.10