Escola EB/JI A Lã e a Neve
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
40 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Todas
3.3. N.º de alunos envolvidos
57
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam com a cedência de sementes e plantas.Participam na rega, semanalmente.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos estão mais motivados para uma alimentação saudável e comem com mais gosto verduras e legumes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada, principalmente, pelos alunos da pré-escola, bem como pela educadora e assistente operacional. Os alunos do 1º ciclo participam na obtenção do fertilizante(húmus) com a construção e manutenção de minhocários.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização é feita com húmus produzido por minhocas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Borras de café, cascas de fruta, papel e folhas de árvores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, rabanetes, couves, beterrabas e morangos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada sempre que se justifica, com água da chuva, recolhida em bidão.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, semanalmente.
Existem hotéis de insetos, onde são atraídos insetos predadores das pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na comunidade
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Confeção de saladas e recolha de morangos.
Sempre que se justifica, os vegetais e os morangos são colhidos pelos alunos do Jardim de Infância e são confecionadas saladas que são consumidas pelos alunos, ao almoço e ao lanche.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aulas na horta
A horta é cenário frequente para aulas ao ar livre em que participam todos os alunos da escola. Como exemplo destas aulas, destaca-se a apresentação dos projetos: " Bungalows de insetos viajam pelo nosso país" e "Kit cogumelos felizardos", selecionados para desenvolvimento no concurso "CIência na Escola", Fundação Ilídio Pinho.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Feira do Empreendedorismo Jovem (Câmara Municipal da Covilhã), 2 de abril.
Na feira foram postos à venda os produtos da horta e foi apresentado o húmus produzido nos minhocários da escola. A participação dos pais/encarregados de educação foi muito importante tendo contribuído com a confeção de alimentos de origem vegetal, como por exemplo, bolos de espinafres, empadas de legumes, tartes de frutas... que foram, também, vendidos na feira.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
A nossa horta é pequena, mas o envolvimento de toda a comunidade escolar é imenso. Para além da comunidade escolar, existem outras pessoas e instituições que participam neste projeto, com o objetivo de uma educação ambiental para a sustentabilidade do planeta. Temos a colaboração do grupo Guardiões da Serra da Estrela e do Centro da Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova que connosco colaboram na construção dos hotéis para insetos e na construção e manutenção dos minhocários.