Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil)

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há três anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A nossa horta é vertical em três paletes cuja área de cultivo é aproximadamente 7,20 m^2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

É transversal a todas as áreas de desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo deste projeto, desde a sua planificação à execução, contamos sempre com ajuda dos encarregados de educação e de outros membros familiares. Exemplo: temos um avô que nos faz anualmente a poda dos nossos quiwis.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto verifica-se apenas na nossa comunidade escolar, devido à pequena dimensão que a horta apresenta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos gostaram imenso da horta, estando sempre atentos e curiosos. Tivemos que elaborar um mapa de tarefas semanal para a rega das plantas.
Todas as quintas-feiras as crianças reúnem-se para verificarem o desenvolvimento da horta, levando a cabo as atividades necessárias para a sua conservação e manutenção, respeitando o mapa de tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente comprámos uma tela para forrar as paletes para que ao regar não desperdiçássemos terra, posteriormente colocámos a terra dentro dos retângulos das paletes e procedemos ao cultivo.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações são todas ecológicas, sem qualquer aplicação de produtos químicos de síntese. As culturas/consociações instaladas são: morangos; espinafre; alface; salsa; hortelã; menta, cidreira, oregãos, manjericão; tomilho e coentros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita através do mapa de tarefas criado para o efeito. Temos um ponto de água no jardim que usamos para o efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até à data não tivemos qualquer incidente a este nível.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Outra

Outra, qual?

Arroz de cogumelos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Para além da horta, fazemos uma pequena produção de cogumelos em borras de café. Realizando, posteriormente, a confeção de um arroz de cogumelos, partilhado com toda a comunidade escolar.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Observamos um bom desenvolvimentos de todas as espécies,encontrando-se igualmente a comunidade educativa envolvida neste processo de cuidar.A rega é feita uma vez por semana com a ajuda de um calendário e fazemos ainda a monitorização de pragas ou doenças que possam ocorrer.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Com os produtos que retiramos da horta as crianças costumam consumir alface e também alguns morangos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil)

Professor coordenador da horta: Sandra Maria Cristóvão Gomes