Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há três anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
A nossa horta é vertical em três paletes cuja área de cultivo é aproximadamente 7,20 m^2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
É transversal a todas as áreas de desenvolvimento.
3.3. N.º de alunos envolvidos
38
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo deste projeto, desde a sua planificação à execução, contamos sempre com ajuda dos encarregados de educação e de outros membros familiares. Exemplo: temos um avô que nos faz anualmente a poda dos nossos quiwis.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O impacto verifica-se apenas na nossa comunidade escolar, devido à pequena dimensão que a horta apresenta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos gostaram imenso da horta, estando sempre atentos e curiosos. Tivemos que elaborar um mapa de tarefas semanal para a rega das plantas.
Todas as quintas-feiras as crianças reúnem-se para verificarem o desenvolvimento da horta, levando a cabo as atividades necessárias para a sua conservação e manutenção, respeitando o mapa de tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente comprámos uma tela para forrar as paletes para que ao regar não desperdiçássemos terra, posteriormente colocámos a terra dentro dos retângulos das paletes e procedemos ao cultivo.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As plantações são todas ecológicas, sem qualquer aplicação de produtos químicos de síntese. As culturas/consociações instaladas são: morangos; espinafre; alface; salsa; hortelã; menta, cidreira, oregãos, manjericão; tomilho e coentros.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita através do mapa de tarefas criado para o efeito. Temos um ponto de água no jardim que usamos para o efeito.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Até à data não tivemos qualquer incidente a este nível.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Outra
Outra, qual?
Arroz de cogumelos
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Para além da horta, fazemos uma pequena produção de cogumelos em borras de café. Realizando, posteriormente, a confeção de um arroz de cogumelos, partilhado com toda a comunidade escolar.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Observamos um bom desenvolvimentos de todas as espécies,encontrando-se igualmente a comunidade educativa envolvida neste processo de cuidar.A rega é feita uma vez por semana com a ajuda de um calendário e fazemos ainda a monitorização de pragas ou doenças que possam ocorrer.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Com os produtos que retiramos da horta as crianças costumam consumir alface e também alguns morangos.