Escola EB de Canaviais
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
- A horta foi iniciada só este ano letivo
2. Área aproximada da horta (m²)
- Mais ou menos 55(m²)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
- 11 professores
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
- Estudo do meio , português, expressão plástica e matemática.
3.3. N.º de alunos envolvidos
213
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sim (de destacar avós e pais).
- Participaram na preparação do terreno na doação de plantas e sementes. A sua participação teve maior impacto no inicio da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Grande empenho e interesse por parte dos alunos.
- Fizeram aprendizagens em contacto direto dos conteúdos previstos no programa do 1º ciclo sobretudo na área de estudo do meio.
- Os produtos hortícolas foram utilizados na confeção das refeições da cantina escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Cada turma tem a sua responsabilidade uma parcela de terreno que deve cuidar e manter.
7. Como é feita a preparação do solo?
- A limpeza e fertilização esteve a cargo de pais, avós e professores a mobilização diária é feita pelos alunos orientados pelos respetivos professores
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- Rega manual , mas está preparada para futuramente ser automática com temporizador
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
-Não se verificou até ao momento
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
- Elaboração de ninhos para serem colocados nas arvores, e placas identificativas de cada parcela e de cada produto cultivado
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Todas as assinaladas foram bastante significativas para todos os alunos. Realizaram-se com alguma periodicidade sempre que possível. A horta foi um desfio para toda a comunidade educativa, principlamente alunos e pais / encarregados de educação.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Houve necessidade de nos mobilizarmos para limitar o espaço da horta, que se encontra junto ao campo de futebol da escola, facto respeitado pelos alunos e que trouxe muita participação por parte da comunidade