Horta grande (superior a 50m²)



5 ANOS
100
8
ESTUDO DO MEIO
146
8
Sim
A Escola organiza o dia da horta aberta, em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
Em simultâneo, os familiares são incentivados a visitarem a horta sempre que o desejem e colherem alguns dos bens alimentares que nela existam.
A existência da horta na Escola possibilita aos alunos um maior contacto e conhecimento inerente a várias temáticas integrantes do currículo da disciplina de Estudo do Meio (exemplos: germinação das plantas, agricultura biológica e sustentabilidade, origem dos alimentos, ciclos biológicos das espécies...).
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.
Todos os alunos da Escola são aleatoriamente acompanhados por professores/funcionários na deslocação à horta a fim de plantar, limpar e regar.
O solo é limpo, retiram-se as ervas daninhas e as pedras; a terra é toda mexida e arejada durante algum tempo e, posteriormente, é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.
Sim
A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.
Morangos, nabiças, salsa, nabos, cebolas, cenouras, quiabo, curgetes, tomates, pepinos, cebolinho, alfaces, feijão verde, pimentos, melancias, couves de corte, beterraba, maracujás, tomilho, abóboras, lavanda.
Sim
A rega é, normalmente, feita de manhã, durante o intervalo dos alunos. Nas 2ª e 6ª feiras a tarefa fica a cargo do 1ºCEB e nos restantes dias é o pré-escolar que a realiza (3ª, 4ª e 5ª feiras).
A monitorização é feita por observação direta, realizada por parte dos alunos, professores e funcionários nas suas constantes deslocações à horta.
Não
Sim
PATOS
Confeção de sopas e outros pratos
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.
Aulas na horta
Os alunos do Clube Eco mistério têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de um dicionário da Natureza, em que os alunos puderam deslocar-se pelo espaço da horta e do recreio exterior, a fim de identificarem aspetos da Natureza que começassem por cada uma das letras do alfabeto.