Escola Pátio da Inês
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 ANOS
2. Área aproximada da horta (m²)
100
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
ESTUDO DO MEIO
3.3. N.º de alunos envolvidos
146
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
8
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
A Escola organiza o dia da horta aberta, em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
Em simultâneo, os familiares são incentivados a visitarem a horta sempre que o desejem e colherem alguns dos bens alimentares que nela existam.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A existência da horta na Escola possibilita aos alunos um maior contacto e conhecimento inerente a várias temáticas integrantes do currículo da disciplina de Estudo do Meio (exemplos: germinação das plantas, agricultura biológica e sustentabilidade, origem dos alimentos, ciclos biológicos das espécies...).
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos da Escola são aleatoriamente acompanhados por professores/funcionários na deslocação à horta a fim de plantar, limpar e regar.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é limpo, retiram-se as ervas daninhas e as pedras; a terra é toda mexida e arejada durante algum tempo e, posteriormente, é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangos, nabiças, salsa, nabos, cebolas, cenouras, quiabo, curgetes, tomates, pepinos, cebolinho, alfaces, feijão verde, pimentos, melancias, couves de corte, beterraba, maracujás, tomilho, abóboras, lavanda.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é, normalmente, feita de manhã, durante o intervalo dos alunos. Nas 2ª e 6ª feiras a tarefa fica a cargo do 1ºCEB e nos restantes dias é o pré-escolar que a realiza (3ª, 4ª e 5ª feiras).
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita por observação direta, realizada por parte dos alunos, professores e funcionários nas suas constantes deslocações à horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
PATOS
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Confeção de sopas e outros pratos
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Aulas na horta
Os alunos do Clube Eco mistério têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de um dicionário da Natureza, em que os alunos puderam deslocar-se pelo espaço da horta e do recreio exterior, a fim de identificarem aspetos da Natureza que começassem por cada uma das letras do alfabeto.