Escola Pátio da Inês

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 ANOS

2. Área aproximada da horta (m²)

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

ESTUDO DO MEIO

3.3. N.º de alunos envolvidos

146

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

8

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

A Escola organiza o dia da horta aberta, em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
Em simultâneo, os familiares são incentivados a visitarem a horta sempre que o desejem e colherem alguns dos bens alimentares que nela existam.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência da horta na Escola possibilita aos alunos um maior contacto e conhecimento inerente a várias temáticas integrantes do currículo da disciplina de Estudo do Meio (exemplos: germinação das plantas, agricultura biológica e sustentabilidade, origem dos alimentos, ciclos biológicos das espécies...).
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos da Escola são aleatoriamente acompanhados por professores/funcionários na deslocação à horta a fim de plantar, limpar e regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo, retiram-se as ervas daninhas e as pedras; a terra é toda mexida e arejada durante algum tempo e, posteriormente, é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, nabiças, salsa, nabos, cebolas, cenouras, quiabo, curgetes, tomates, pepinos, cebolinho, alfaces, feijão verde, pimentos, melancias, couves de corte, beterraba, maracujás, tomilho, abóboras, lavanda.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é, normalmente, feita de manhã, durante o intervalo dos alunos. Nas 2ª e 6ª feiras a tarefa fica a cargo do 1ºCEB e nos restantes dias é o pré-escolar que a realiza (3ª, 4ª e 5ª feiras).

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta, realizada por parte dos alunos, professores e funcionários nas suas constantes deslocações à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

PATOS

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Confeção de sopas e outros pratos
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aulas na horta
Os alunos do Clube Eco mistério têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de um dicionário da Natureza, em que os alunos puderam deslocar-se pelo espaço da horta e do recreio exterior, a fim de identificarem aspetos da Natureza que começassem por cada uma das letras do alfabeto.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Pátio da Inês

Professor coordenador da horta: Isabel Bonita