Horta pequena (até 50m²)



O espaço da horta foi idealizado no momento de implementação do edifício. Mas como espaço de plantação anual à cerca de 13 anos.
20 m2
3
As crianças são de Jardim de Infância.
75
5
Sim
Ocasionalmente são realizados momentos de plantação de algumas espécies com a colaboração da família.
A existência da horta permite às crianças compreender a origem de alguns dos alimentos que consomem habitualmente e acompanhar o seu crescimento. Permite também que fiquem a conhecer os cuidados necessários com as espécies.
As crianças participam na sementeira e plantação das espécies sempre que é oportuno. A rega regular é tarefa das três salas de jardim de infância e habitualmente organizada pelo senhor responsável pela manutenção dos nossos espaços verdes (membro também do nosso conselho eco-escolas).
A limpeza do solo é feita ao longo do ano sempre que necessário. No final do ano letivo mantêm-se as espécies que não comprometem as suas culturas adjacentes e que sejam pertinentes ao trabalho desenvolvido continuamente na horta. A fertilização da horta é feita periodicamente recorrendo a produtos naturais (composto e estrume de cavalo recolhido com o apoio de alguns encarregados de educação).
Sim
Com os restos resultantes das limpezas de verdes na escola (ervas daninhas, sebes, relva cortada, etc.).
As espécies instaladas na horta são: hortelã, salsa, coentros, uma nespereira, um limoeiro, couves, alfaces e morangueiros. Durante o ano vamos incluindo mais algumas que consideremos pertinentes e possíveis de se instalarem no espaço em questão.
Sim
Sempre que necessário e enquanto os depósitos de água ainda forem um recurso, é sempre essa a água utilizada na rega da horta.
Sempre que surge algum sinal de alerta em algum dos elementos cultivados.
Não
Não
As alfaces da nossa sementeira estavam prontas a ser transplantadas. Com a ajuda do Sr. Dias colocá-mo-las no espaço dedicado ao seu crescimento. Foi uma atividade realizada pelas salas de jardim de infância.
Após a plantação e aguardando o tempo necessário ao crescimento das alfaces, assim que estão prontas a consumir, são apanhadas e vendidas aos pais no nosso Jardim de Infância.
Embora seja um espaço pequeno é bastante pertinente na aprendizagem das crianças. Estas gostam bastante de lá ir para realizar as atividades necessárias e observar o crescimento das espécies.