Santa Casa da Misericórdia de Sintra - Creche e JI da Portela
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
O espaço da horta foi idealizado no momento de implementação do edifício. Mas como espaço de plantação anual à cerca de 13 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
As crianças são de Jardim de Infância.
3.3. N.º de alunos envolvidos
75
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Ocasionalmente são realizados momentos de plantação de algumas espécies com a colaboração da família.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A existência da horta permite às crianças compreender a origem de alguns dos alimentos que consomem habitualmente e acompanhar o seu crescimento. Permite também que fiquem a conhecer os cuidados necessários com as espécies.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As crianças participam na sementeira e plantação das espécies sempre que é oportuno. A rega regular é tarefa das três salas de jardim de infância e habitualmente organizada pelo senhor responsável pela manutenção dos nossos espaços verdes (membro também do nosso conselho eco-escolas).
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do solo é feita ao longo do ano sempre que necessário. No final do ano letivo mantêm-se as espécies que não comprometem as suas culturas adjacentes e que sejam pertinentes ao trabalho desenvolvido continuamente na horta. A fertilização da horta é feita periodicamente recorrendo a produtos naturais (composto e estrume de cavalo recolhido com o apoio de alguns encarregados de educação).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os restos resultantes das limpezas de verdes na escola (ervas daninhas, sebes, relva cortada, etc.).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As espécies instaladas na horta são: hortelã, salsa, coentros, uma nespereira, um limoeiro, couves, alfaces e morangueiros. Durante o ano vamos incluindo mais algumas que consideremos pertinentes e possíveis de se instalarem no espaço em questão.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sempre que necessário e enquanto os depósitos de água ainda forem um recurso, é sempre essa a água utilizada na rega da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que surge algum sinal de alerta em algum dos elementos cultivados.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Feira na escola
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
As alfaces da nossa sementeira estavam prontas a ser transplantadas. Com a ajuda do Sr. Dias colocá-mo-las no espaço dedicado ao seu crescimento. Foi uma atividade realizada pelas salas de jardim de infância.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
Após a plantação e aguardando o tempo necessário ao crescimento das alfaces, assim que estão prontas a consumir, são apanhadas e vendidas aos pais no nosso Jardim de Infância.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Embora seja um espaço pequeno é bastante pertinente na aprendizagem das crianças. Estas gostam bastante de lá ir para realizar as atividades necessárias e observar o crescimento das espécies.