Colégio D. Duarte

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A cooperação com o CEA da Quinta do Covelo no sentido de trabalharmos o Tahlão do Colégio já existe hã 8 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1 + jardineira do CEA da Quinta do Covelo

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

CN e oferta complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Continuamos a fornecer informações aos Encarregados de Educação, via Diretor de turma, do projeto.
Apresentação do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.
Sempre que possível, os alunos levam amostras das espécies colhidas para usarem em casa e os pais conhecerem o seu trabalho.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos continuam a ser os principais responsáveis por tratar da horta, desde o início do processo.
Sempre que semeamos ou plantamos uma espécie é feita uma apresentação da mesma de forma a que passem a conhecer os produtos hortículas, continuando a ser os alunos os responsáveis pela identificação das espécies e pelas regas.
Continuam a ser os alunos, com orientação dos docentes e dos jardineiros do parque ambiental onde preparamos os materiais, que semearam, transplantaram, construíram e foram alterando a horta, à medida que obtinham mais materiais, desenvolvendo competências pessoais como autonomia, trabalho em grupo, tolerância.
Contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico dos conteúdos relacionados com a construção de uma horta, com a implementação de uma agricultura Biológica, a variedade de espécies utilizadas e os benefícios das mesmas para uma alimentação saudável e sustentável.
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossitemas, bioticos e abióticos.
Desenvolver nos alunos competências de pesquisa e tratamento de conteúdos, aquando da realização de d bates de reflexão sobre os benefícios da agricultura biológica, da horta vertical e das espécies que poderíamos cultivar.
Possibilitar a utilização de algumas das espécies para a elaboração de alguns pratos da cozinha da escola.
Apresentação frequente do trabalho efetuado, quer em exposições quer no faceboock do Colégio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente dirigimo-nos ao nosso talhão do CEA da Quinta do covelo e no tempo determinado são distribuídas, pela jardineira, as diferentes tarefas necessárias para o desenvolvimento da atividade definida para cada semana, garantindo que todos participam.
Desta forma são os alunos que desenvolvem as seguintes tarefas:
- retirar ervas daninhas;
- rega (enquanto o sistema de rega não estava montado);
- preparação do solo;
- cultivo dos produtos;
- recolha dos produtos biológicos já prontos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano o solo foi remexido e coberto com folhagem,
Ao longo do ano vai sendo preparado pelos alunos e pelos jardineiros do CEAQC, através do uso de materiais vindos da compostagem.`
São sempre usados materiais manuais, sem utilização de instrumentos motorizados.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Continuamos associados ao projeto de vermicompostagem do Centro Ambiental da Quinta do Covelo Aqui os alunos alimentavam uma torre de minhocas associada a morangueiros, continuando a contribuir com resíduos orgânicos para a sua manutenção.
Além disso é feita a compostagem com os materiais vindos do tratamento do solo e das colheitas, havendo, também e quando possível, sessões associadas à recolha de folhagem para a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve nabiça, penca, favas, ervilhas, alface, coentros, hortelã, chicória, cenoura, rúcula, cebolo, alho francês, salsa, batata, alface, feijão,

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamos as condições ambientais para controlar a rega. Nos momento em que a pluviosidade é fraca é feita com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Regularmente a jardineira do CAQC, vai explicando aos alunos os diferentes perigos e formas de detetar as pragas, assim como a eliminação de ervas daninhas. Nunca são usados produtos químicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Minhocas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

quando a quantidade justifica levam produtos para casa.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Realização de aulas sobre temáticas como por exemplo: a agricultura Biológica, reprodução das plantas, aromáticas.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

A confeção de sopas e saladas no Colégio com os produtos colhidos, 3 vezes sopa e 3 salada.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Colheita de produtos para os pais 3 vezes.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Associada à horta esteve, também, a construção de um compostor no Colégio, para reaproveitamento dos resíduos da cantina.
Tivemos uma sessão de identificação de cheiros e texturas de algumas espécies e outra em que os alunos tiveram a oportunidade de ingerir chá de uma das espécies aromáticas plantadas. Estas atividades possibilitaram aos alunos estimular os sentidos e perceber a importância das plantas nesse contexto.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Colégio D. Duarte

Professor coordenador da horta: Elisabete Carla Brandão dos Santos