Horta pequena (até 50m²)



A cooperação com o CEA da Quinta do Covelo no sentido de trabalharmos o Tahlão do Colégio já existe hã 8 anos
15 m2
1 + jardineira do CEA da Quinta do Covelo
CN e oferta complementar
18
1
Sim
Continuamos a fornecer informações aos Encarregados de Educação, via Diretor de turma, do projeto.
Apresentação do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.
Sempre que possível, os alunos levam amostras das espécies colhidas para usarem em casa e os pais conhecerem o seu trabalho.
Os alunos continuam a ser os principais responsáveis por tratar da horta, desde o início do processo.
Sempre que semeamos ou plantamos uma espécie é feita uma apresentação da mesma de forma a que passem a conhecer os produtos hortículas, continuando a ser os alunos os responsáveis pela identificação das espécies e pelas regas.
Continuam a ser os alunos, com orientação dos docentes e dos jardineiros do parque ambiental onde preparamos os materiais, que semearam, transplantaram, construíram e foram alterando a horta, à medida que obtinham mais materiais, desenvolvendo competências pessoais como autonomia, trabalho em grupo, tolerância.
Contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico dos conteúdos relacionados com a construção de uma horta, com a implementação de uma agricultura Biológica, a variedade de espécies utilizadas e os benefícios das mesmas para uma alimentação saudável e sustentável.
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossitemas, bioticos e abióticos.
Desenvolver nos alunos competências de pesquisa e tratamento de conteúdos, aquando da realização de d bates de reflexão sobre os benefícios da agricultura biológica, da horta vertical e das espécies que poderíamos cultivar.
Possibilitar a utilização de algumas das espécies para a elaboração de alguns pratos da cozinha da escola.
Apresentação frequente do trabalho efetuado, quer em exposições quer no faceboock do Colégio.
Semanalmente dirigimo-nos ao nosso talhão do CEA da Quinta do covelo e no tempo determinado são distribuídas, pela jardineira, as diferentes tarefas necessárias para o desenvolvimento da atividade definida para cada semana, garantindo que todos participam.
Desta forma são os alunos que desenvolvem as seguintes tarefas:
- retirar ervas daninhas;
- rega (enquanto o sistema de rega não estava montado);
- preparação do solo;
- cultivo dos produtos;
- recolha dos produtos biológicos já prontos.
No início do ano o solo foi remexido e coberto com folhagem,
Ao longo do ano vai sendo preparado pelos alunos e pelos jardineiros do CEAQC, através do uso de materiais vindos da compostagem.`
São sempre usados materiais manuais, sem utilização de instrumentos motorizados.
Sim
Continuamos associados ao projeto de vermicompostagem do Centro Ambiental da Quinta do Covelo Aqui os alunos alimentavam uma torre de minhocas associada a morangueiros, continuando a contribuir com resíduos orgânicos para a sua manutenção.
Além disso é feita a compostagem com os materiais vindos do tratamento do solo e das colheitas, havendo, também e quando possível, sessões associadas à recolha de folhagem para a compostagem.
Couve nabiça, penca, favas, ervilhas, alface, coentros, hortelã, chicória, cenoura, rúcula, cebolo, alho francês, salsa, batata, alface, feijão,
Não
Aproveitamos as condições ambientais para controlar a rega. Nos momento em que a pluviosidade é fraca é feita com o regador.
Regularmente a jardineira do CAQC, vai explicando aos alunos os diferentes perigos e formas de detetar as pragas, assim como a eliminação de ervas daninhas. Nunca são usados produtos químicos.
Não
Sim
Minhocas
quando a quantidade justifica levam produtos para casa.
Realização de aulas sobre temáticas como por exemplo: a agricultura Biológica, reprodução das plantas, aromáticas.
A confeção de sopas e saladas no Colégio com os produtos colhidos, 3 vezes sopa e 3 salada.
Colheita de produtos para os pais 3 vezes.
Associada à horta esteve, também, a construção de um compostor no Colégio, para reaproveitamento dos resíduos da cantina.
Tivemos uma sessão de identificação de cheiros e texturas de algumas espécies e outra em que os alunos tiveram a oportunidade de ingerir chá de uma das espécies aromáticas plantadas. Estas atividades possibilitaram aos alunos estimular os sentidos e perceber a importância das plantas nesse contexto.