Colégio D. Duarte
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A cooperação com o CEA da Quinta do Covelo no sentido de trabalharmos o Tahlão do Colégio já existe hã 8 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
15 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1 + jardineira do CEA da Quinta do Covelo
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
CN e oferta complementar
3.3. N.º de alunos envolvidos
18
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Continuamos a fornecer informações aos Encarregados de Educação, via Diretor de turma, do projeto.
Apresentação do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.
Sempre que possível, os alunos levam amostras das espécies colhidas para usarem em casa e os pais conhecerem o seu trabalho.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos continuam a ser os principais responsáveis por tratar da horta, desde o início do processo.
Sempre que semeamos ou plantamos uma espécie é feita uma apresentação da mesma de forma a que passem a conhecer os produtos hortículas, continuando a ser os alunos os responsáveis pela identificação das espécies e pelas regas.
Continuam a ser os alunos, com orientação dos docentes e dos jardineiros do parque ambiental onde preparamos os materiais, que semearam, transplantaram, construíram e foram alterando a horta, à medida que obtinham mais materiais, desenvolvendo competências pessoais como autonomia, trabalho em grupo, tolerância.
Contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico dos conteúdos relacionados com a construção de uma horta, com a implementação de uma agricultura Biológica, a variedade de espécies utilizadas e os benefícios das mesmas para uma alimentação saudável e sustentável.
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossitemas, bioticos e abióticos.
Desenvolver nos alunos competências de pesquisa e tratamento de conteúdos, aquando da realização de d bates de reflexão sobre os benefícios da agricultura biológica, da horta vertical e das espécies que poderíamos cultivar.
Possibilitar a utilização de algumas das espécies para a elaboração de alguns pratos da cozinha da escola.
Apresentação frequente do trabalho efetuado, quer em exposições quer no faceboock do Colégio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente dirigimo-nos ao nosso talhão do CEA da Quinta do covelo e no tempo determinado são distribuídas, pela jardineira, as diferentes tarefas necessárias para o desenvolvimento da atividade definida para cada semana, garantindo que todos participam.
Desta forma são os alunos que desenvolvem as seguintes tarefas:
- retirar ervas daninhas;
- rega (enquanto o sistema de rega não estava montado);
- preparação do solo;
- cultivo dos produtos;
- recolha dos produtos biológicos já prontos.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano o solo foi remexido e coberto com folhagem,
Ao longo do ano vai sendo preparado pelos alunos e pelos jardineiros do CEAQC, através do uso de materiais vindos da compostagem.`
São sempre usados materiais manuais, sem utilização de instrumentos motorizados.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Continuamos associados ao projeto de vermicompostagem do Centro Ambiental da Quinta do Covelo Aqui os alunos alimentavam uma torre de minhocas associada a morangueiros, continuando a contribuir com resíduos orgânicos para a sua manutenção.
Além disso é feita a compostagem com os materiais vindos do tratamento do solo e das colheitas, havendo, também e quando possível, sessões associadas à recolha de folhagem para a compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve nabiça, penca, favas, ervilhas, alface, coentros, hortelã, chicória, cenoura, rúcula, cebolo, alho francês, salsa, batata, alface, feijão,
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Aproveitamos as condições ambientais para controlar a rega. Nos momento em que a pluviosidade é fraca é feita com o regador.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Regularmente a jardineira do CAQC, vai explicando aos alunos os diferentes perigos e formas de detetar as pragas, assim como a eliminação de ervas daninhas. Nunca são usados produtos químicos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Minhocas
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de sopas e outros pratos
- Aulas na horta
- Outra
Outra, qual?
quando a quantidade justifica levam produtos para casa.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1
Descrição
Realização de aulas sobre temáticas como por exemplo: a agricultura Biológica, reprodução das plantas, aromáticas.
Fotografias
Atividade 2
Descrição
A confeção de sopas e saladas no Colégio com os produtos colhidos, 3 vezes sopa e 3 salada.
Fotografias
Atividade 3
Descrição
Colheita de produtos para os pais 3 vezes.
Fotografias
15. Outros aspetos de realce da horta
Associada à horta esteve, também, a construção de um compostor no Colégio, para reaproveitamento dos resíduos da cantina.
Tivemos uma sessão de identificação de cheiros e texturas de algumas espécies e outra em que os alunos tiveram a oportunidade de ingerir chá de uma das espécies aromáticas plantadas. Estas atividades possibilitaram aos alunos estimular os sentidos e perceber a importância das plantas nesse contexto.