Horta grande (superior a 50m²)



5 ANOS
250 metros quadrados
1
Clube de Ciências
30
Sim
Apenas têm colaborado indiretamente, doando sementes, materiais e participando na compra da produção existente
Em relação à comunidade, existe o reconhecimento de que as atividades na horta têm ajudado a motivar os alunos para a escola e também a aumentar-lhes a variedade de conhecimentos que uma escola pode facilitar.
Em relação aos alunos, além do anteriormente referido, permite-lhes também ocupar os tempos livres com atividades pedagogicamente saudáveis num meio difícil.
Existe uma escala de tarefas rotativa entre os intervenientes
Preparação com ferramentas manuais e técnicas tradicionais/naturais, respeitando os tempos associados ao tipo de solo e plantas
Sim
Desperdícios de plantas, desperdícios alimentares orgânicos e borras de café
Alface, couve, abóbora, batata, cebola, manjerico, tomilho, cidreira, manjericão
Sim
Feita com regador, articulando com a pluviosidade verificada. Também é feita a recolha e armazenamento de parte da pluviosidade verificada no local.
Semanalmente
Não
lesmas - cinza
aves - espantalhos
lagartas - recolha manual
Também se utilizam plantas aromáticas para afugentar pragas.
Não
As aulas são realizadas semanalmente envolvendo um número variado de alunos, pois são enquadradas num clube. Frequentam o clube cerca de 74 alunos.
Em relação à comunidade, existe o reconhecimento de que as atividades na horta têm ajudado a motivar os alunos para a escola e também a aumentar-lhes a variedade de conhecimentos que uma escola pode facilitar.
Em relação aos alunos, além do anteriormente referido, permite-lhes também ocupar os tempos livres com atividades pedagogicamente saudáveis num meio difícil.
Terreno Pedagógico é um terreno polivalente que permite a criação e manutenção de um pequeno parque temático dentro do espaço escolar.
É uma infra-estrutura que potencia o ensino-aprendizagem, tanto em atividades letivas, como em atividades extracurriculares.
Tem como tema orientador as relações entre o Homem e o Meio, explorando as diferentes relações entre o Homem e a Natureza, nomeadamente a aprendizagem de técnicas tradicionais e ambientalmente responsáveis de trabalhar.